12 novembro 21
E-commerce

T

Farfetch e Richemont negociam fusão das plataformas online

A Farfetch e a suíça Richemont estão em processo avançado de fusão das suas plataformas de venda eletrónicas de moda, operação que incluirá a compra pela Farfetch de uma participação minoritária na Yoox Net-à-Porter, controlada pela Richemont, e a transferência das suas marcas para a plataforma criada pelo empresário português José Neves.

Em comunicado, as empresas revelam que convidaram outros investidores a adquirir participações minoritárias na Yoox Net-à-Porter com a intenção de que se torne “uma plataforma neutra sem acionistas maioritários”. Outras operadoras e empresas do sector já manifestaram interesse em investir no comércio eletrónico da parceria Farfetch/Richemont, refere o comunicado.

O objetivo final do acordo é criar um serviço de e-commerce de moda de luxo com uma abordagem omnicanal, para impulsionar a digitalização do setor. As duas empresas ainda estão em processo de discussões para chegar a um acordo definitivo que será anunciado em breve, diz o comunicado. Mas “não há ainda a certeza de que o processo levará a uma decisão final”, advertem as empresas.

Em outubro passado, a Richemont e a Farfetch começaram a testar a possibilidade de associação entre as duas maiores concorrentes do mercado. As relações entre as duas plataformas de vendas online de luxo remontam a 2020 , quando a Richemont assinou um acordo estratégico com a Farfetch e a Alibaba, gigante do comércio eletrónico chinês, para criar uma nova empresa que opera na China.

Partilhar