05 dezembro 22
Economia

Ana Rodrigues

Farfetch apresenta novo plano de crescimento

A Farfetch apresentou um novo plano de crescimento que visa atingir um valor bruto de merchandising (GMV, vendas geradas na sua plataforma) de cinco mil milhões de dólares em 2023 e de dez mil milhões em 2025. O plano estratégico conta com colaborações com operadoras de moda e obrigará a um investimento de 170 milhões de dólares.

As operadoras de moda consideradas na estratégia da Farfetch são a Reebok, a Richemont, a Neiman Marcus, a Bergdorf Goodman, a Ferragamo e a Yoox-Net-a-Porter (Ynap), com as quais a Farfetch já estabeleceu ligações neste ano de 2022.

Em junho, a empresa entrou no capital do grupo norte-americano Neiman Marcus com um investimento de 200 milhões de dólares e, após essa operação, integrou as suas soluções tecnológicas de comércio eletrónico e passou a vender a sua oferta no marketplace. Já em agosto, a Richemont assinou a venda de 50,7% das ações da Ynap, com a Farfetch a assumir o seu controlo.

No mesmo mês, foi assinada a aliança da empresa com a Ferragamo, como parte de um plano de crescimento da empresa italiana que prevê duplicar as suas vendas este ano e faturar 2,2 mil milhões de euros em cinco anos.

A resposta do mercado não foi, contudo, a mais positiva: após a apresentação desta nova estratégia, as ações da empresa desceram 35% na bolsa de Nova Iorque, atingindo uma cotação unitária de 5,53 dólares, o menor valor alguma vez registado. Nos primeiros nove meses do corrente exercício, a Farfetch teve uma queda de 62% nos lucros, para os 521,5 milhões de dólares.

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