10 maio 23
Inovação

Bebiana Rocha

Farfetch aposta na crescente incorporação da IA

A Farfetch está a apostar na incorporação da Inteligência Artificial nas suas operações para melhorar a experiência de compra dos seus clientes. Os primeiros projetos já estão em andamento desde 2022 e o foco é incorporar cada vez mais essa ferramenta nas operações desenvolvidas pela empresa cotada na Bolsa de Nova Iorque.

Em 2022 a plataforma de luxo comprou a Allure, empresa especializada em moda digital que usa a IA para produzir imagens ilimitadas de vestuário. Este é apenas um dos exemplos. “O Creative AITM, algoritmo da Allure, combina automaticamente o modelo virtual com a roupa fotografada para fornecer uma imagem em poucos segundos”, apresenta Carol Hilgum, senior director of product innovation da Farfetch, em entrevista à Versa. “Os exemplos fornecidos pela Allure demonstram um aumento de 3x na produtividade após cinco rondas”, especifica.

Outra das apostas avançada pela responsável é o virtual try-on, um provador virtual que permite ao cliente experimentar a roupa e ver o seu fitting sem precisar de a ter em formato físico. Este avanço só foi possível com a aquisição da empresa Wanna, também em 2022.

Ainda a ser trabalhado está o conceito de loja do futuro, uma “loja física equipada com tecnologia e algoritmos que permitem à assistente de loja aceder ao perfil do consumidor, às suas preferências e estilo”, dá conta o artigo. A inovação está também a tomar a forma de Connect Mirrors, ou seja, espelhos que permitem ao shopper aceder a inspirações e informação sobre as peças.

Por fim e no âmbito da indústria 3.0, Carol Hilsum realça o papel do programa Dream Assembley Base Camp, acelerador de startups, desenvolvido em parceria com a Outlier Ventures, que “permite-nos orientar empresas em estágio inicial com foco em áreas como dados, sustentabilidade, moda digital e comunidade através das lentes da tecnologia, acelerando o seu crescimento” no segmento do luxo.

Partilhar