16 agosto 23
Empresas

Ana Rodrigues

Farfetch abandona os cosméticos e está a remodelar o seu negócio

Depois de ter entrado no ramo dos cosméticos em abril de 2022 com marcas como Chanel, Gucci ou Tom Ford, a Farfetch está a liquidar todos os seus stocks, ao mesmo tempo que pretende abandonar as marcas Browns e Violet Grey, com as quais preparou a sua entrada nos cosméticos.

Ainda sem ter comunicado quando irá deixar de vender os stocks de cosméticos, a Farfetch remodela assim o seu negócio. Em abril de 2022, começou a vender a sua primeira coleção de fragrâncias designada Off-White através da sua plataforma Beauty. Para tal, a empresa de distribuição de moda online criou o The Farfetch Beauty Global Collective.

Este foi um comité de fundadores de marcas e especialistas do sector dos cosméticos que tinha como função administrar a sua nova divisão de negócios. Nesse grupo constavam Cassandra Grey, fundadora da Violet Grey e maquilhadoras profissionais como Erin Parsons e Isamaya Ffrench e a dermatologista americana Michelle Henry.

Tudo teve início na entrada de 2022 quando a Farfetch comprou a plataforma online de cosmética Violet Grey, com o objetivo de dar o salto para os cosméticos naquele ano. Fundada em 2012, a empresa é um e-commerce especializado na distribuição de produtos cosméticos e de perfumaria de marcas como Giorgio Armani, La Mer, Charlotte Tilbury, Mac, Olaplex e Bioderm.

Além disso, o e-commerce de luxo, que foi adquirido em 2015 com a rede de lojas de departamento Browns, lançou em abril passado uma nova área de negócios de beleza para a Browns, com o objetivo de fortalecer sua posição no sector em que estava entrando.

De acordo com os dados mais recentes, a Farfetch fechou os primeiros três meses do corrente ano com um ligeiro aumento nas vendas, mas ainda com perdas, depois de ter entrado no último trimestre de 2022. Concretamente, a empresa registou números negativos de 171,2 milhões de dólares, face aos 734,3 milhões de dólares que a empresa registou no mesmo período do ano anterior.

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