24 fevereiro 23
Inovação

T

Famalicão com cinco presenças nos prémios iTech

São oriundos de Famalicão cinco dos 19 finalistas (mais de 25%) dos próximos iTechStyle Awards: Riopele, Inovafil, TMG Textiles, Olmac e Louropel Botões Ecológicos, estão nomeados com produtos que, pela sua qualidade, vão ser avaliados pelo júri nas categorias de Acessórios, Sustentabilidade, Tecidos e Produtos.

Riopele, TMG Textiles (com duas referências) e Inovafil estão nomeadas para o prémio de Tecidos. O ‘Stubborn Polo Shirt’ da Olmac está nomeado na categoria de Produtos e na categoria de Sustentabilidade há um projeto conjunto da Burel Factory com a marca famalicense Louropel também a finalista do concurso.

Na edição 60+1 do MODTISSIMO, registou-se a presença de 21 marcas e empresas de Vila Nova de Famalicão, desde produtores de fio a confecionadores de vestuário ou de máquinas para a fileira têxtil, onde se apresentam propostas para as próximas temporadas.

“É uma montra para as nossas empresas apresentarem as suas criações e estabelecerem negócios, procurando retomar alguma quebra registada no último trimestre do ano passado, e a perspetiva é positiva. Famalicão continua a inovar, as empresas continuam a investir na qualidade e nos têxteis técnicos e a ditar tendências no sector”, disse o vereador da economia e empreendedorismo Augusto Lima depois de visitar a feira.

Os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao comercio internacional dão conta de que no último ano as exportações de têxteis e vestuário ascenderam a 6.122 milhões de euros. Em Famalicão, o têxtil e vestuário é o segundo sector que mais exporta, logo atrás da indústria automóvel, com um volume de negócios agregado da ordem dos 615 milhões de euros.

Partilhar