16 maio 19
Techtextil

T

Fábrica Cork-a-Tex começa a laborar no início do verão

O fio de cortiça premiado na Techtextil 2019, que decorre até amanhã na Messe de Frankfurt, vai começar a ser produzido industrialmente dentro de dois meses, prevendo-se que a nova empresa, participada em partes iguais pela Penedo e Sedacor, faça um volume de negócios na ordem dos dois milhões de euros já no próximo ano.

“Os resultados deste projeto superaram de longe as nossas melhores expectativas. O prémio veio aumentar ainda mais a procura. Já fomos contactados por todas as grandes marcas mundiais de desporto bem como as mais prestigiadas marcas europeias de moda”, confidenciou Xavier Leite (foto), CEO da Têxteis Penedo.

Equipada com máquinas feitas expressamente para a produção de fio de cortiça e construídas expressamente por empresas portuguesas de metalomecânica, a fábrica Cork-a-Tex está localizada em Guimarães, a cerca de 500 metros de distância da Têxteis Penedo.

No seu conjunto, englobando a i&d do produto bem como as novas instalações e maquinaria,o  Cork.a.Tex-Yarn representa um investimento superior a dois milhões de euros.   

Desenvolvido pela Penedo e Sedacor em colaboração com CITEVE e FEUP, o cork yarn foi muito elogiado pelo presidente do júri dos Techtextil Inovation Awards.

“A nossa tarefa de escolher os premiados fica facilitada quando aparecem produtos como o fio revestido a cortiça. Não só se trata de um produto natural, que acrescenta ao fio propriedades de isolamento e térmicas. É ainda é um magnífico exemplo de economia circular, pois aproveita desperdícios da indústria de cortiça e também um belo caso de investigação”, afirmou o belga Jan Delperre na cerimónia de entrega dos prémios.

A Cork-a-Tex fabricará o fio de cortiça, estando a fase seguinte na cadeia de produção ser segmentada por diversas empresas – a JF Almeida fica com a tecelagem para felpos e a Penedo para tecidos jaquard.

Naturalmente, o fio de cortiça é a coqueluche no stand da Penedo na ilha From Portugal no hall 3 da Techtextil/Texprocess, mas duas outras novidades estão também a atrair a atenção dos visitantes da maior feira mundial de têxteis técnicos: o Pillow2Bed e o Photofabric.

O Pillow2Bed é uma almofada que se transforma em sofá, resolvendo assim na hora a emergência doméstica de aparecer de repente alguém em sua casa para dormir.

O Photo Fabric consiste num processo de impressão em tecido que está a maravilhar arquitectos e designers e substituirá com enormes vantagens o papel de parede. “Tem mais resistência, qualidade e longevidade que o papel de parede, é mais barato e podemos trabalhar a partir de uma fotografia com 300 dpi”, explica o CEO da Penedo.       

Partilhar