03 setembro 21
Empresas

T

Mais de 30 empresas têxteis com estatuto Inovadora COTEC

Mais de 30 têxteis nacionais integram o restrito grupo a que a COTEC acaba de atribuir o reconhecimento de empresa ‘Inovadora COTEC 2021’: A Penteadora, Acatel, Fitecom, HATA, Heliotextil, Impetus, Inovafil, Lameirinho, Latino Group, Malhas Sonix, Mundotextil, OLDTRADING, P&R Têxteis, Silsa Confeções, Liconfe – Linhas Industriais, Tintex Textiles, Tinturaria Rosários 4, TMG, Trim NW e JF Almeida são algumas das que fazem parte de um agregado de 574 empresas nacionais.

Também na lista estão: Aquitex – Acabamentos químicos e têxteis, Azuribérica – Têxtil S.A, C.G.T – Companhia Geral Têxtil, Clothius – Tecelagem S.A, Confeções Lança S.A, EuroRalex Confeções S.A, Habidecor, J.S.B Oliveira – Acessórios Têxteis, João & Feliciano – Comércio Têxtil, Luís Brito Têxteis S.A, Priority Season Unipessoal, Quinta & Santos – Lavandaria e Tinturaria Industrial, Valmet Lda. e Válter Ferreira Arcanjo Lda. (Golfinho Sports).

A atribuição deste estatuto por parte da associação que lidera a gestão da inovação empresarial foi baseada apertados critérios de análise, de onde se destacam a intensidade de I&D (despesas com inovação), nível salarial, exportações, valor acrescentado bruto (VAB) das vendas, volume de negócios dos últimos três anos, projetos de IDI (apoiados por fundos europeus) e registo de propriedade industrial (patentes, modelos industriais, entre outros). Ou seja, solidez financeira, inovação e desempenho económico são as três condições essenciais para as ascenderem ao ‘Estatuto Inovadora COTEC’.

Entre as empresas com maior volume de negócios destaca-se o trio TMG, Valmet Lda. e Lameirinho com 127,80 milhões de euros, 55,57 e 53,72 milhões, respetivamente. Quanto ao peso das exportações no volume de negócios, as empresas TMG, Trim NW e Mundotextil são as que apresentam as maiores percentagens, as duas primeiras com 99% e a Mundotextil com 98%. Os dados analisados são relativos ao ano de 2019.

Nas redes sociais a Lameirinho, especialista em têxteis-lar, aproveitou para agradecer “a todos os que diariamente contribuem para que estes reconhecimentos sejam possíveis”. Também a têxtil de Vizela, MundoTêxtil, deixou um obrigada “a todos os colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes pela dedicação e confiança” e a Heliotextil também assinalou com uma mensagem de agradecimento “a toda a equipa pelo trabalho de excelência que desempenha (…) e igualmente aos clientes que motivam no desenvolvimento de soluções que melhor satisfaçam as suas necessidades”.

O conjunto de empresas distinguidas são, assim, a prova viva de que a pandemia não parou o espírito resiliente nem as mentes inovadoras que compõem todo o tecido têxtil nacional.

Partilhar