06 setembro 22
Inovação

T

Escolhidos os finalistas para os iTechStyle Awards

Estão escolhidos os últimos finalistas da próxima edição dos iTechStyle Awards nas suas quatro categorias – tecido, produto, sustentabilidade e acessórios. Mabera, Riopele e TMG, nos tecidos, Tintex, A. Salgado e Adalberto, nos produtos, Eurobotónia, Gracia Sofia e Bordados Oliveira, nos acessórios, e Têxteis Penedo, Tintex, Adalberto, Burel Factory e JF Almeida, na sustentabilidade, são as empresas selecionadas.

Numa escolha que contou com várias dezenas de propostas assentes nos pressupostos de inovação e a sustentabilidade, as soluções agora eleitas juntam-se as que tinham sido escolhidas na edição de fevereiro, completando assim a lista de finalistas para a próxima edição dos iTechStyle Awards.

De notar que as escolhas para a categoria sustentabilidade, antes uma escolha do júris dentro das outras três categorias, são escolhidas agora dentro das soluções apresentadas pelas empresas para o iTechStyle Green Circle, de que esta é a maior mostra de sempre, num total de 43 coordenados, envolvendo 40 empresas e 90 materiais distintos.

A novidade é que, em vez de um protótipo desenvolvido por uma só empresa, as peças agora em exposição resultam da conjugação de materiais de diferentes empresas, num trabalho de designers e de confeção. Ou seja, os materiais escolhidos estão integrados nos coordenados do Green Circle.

Os membros do júri – José Morgado (diretor de Engenharia e Tecnologia do CITEVE), Fernando Pereira (departamento de Engenharia Química da FEUP), Hélder Carvalho (departamento de Engenharia Têxtil da UM), Carla Silva (departamento de Química e Biotecnologia do CITEVE), João Gomes (diretor de operações do CeNTI), Ana Ribeiro (Cluster Textil) e Pedro Guimarães (Modatex) – reuniram durante a manhã deste dia de abertura do MODTISSIMO, uma tarefa que não se mostrou nada fácil face à valia e diversidade das propostas candidatas.

São os seguintes os novos finalistas:

Tecidos

Mabera

Mabera

JHEMP – Estrutura em jacquard produzida com fio tingido 100% cânhamo.

 

Riopele

Riopele

Tecido produzido com matéria-prima reciclada com origem em desperdícios, fios e tecidos da empresa, agregando resíduos de cortiça.

 

TMG

TMG Textiles

Sequoia – Tecido com elevada tridimensionalidade, onde o relevo é obtido por desenvolvimento específico de técnicas de debuxo e acabamento.

 

Produtos

Tintex Textiles

Tintex

Wear2Heal – Leggings para recuperação muscular de desportistas, com sistemas de electroestimulação, aquecimento e massagem e compressão, totalmente integrados na estrutura têxtil.

 

António Salgado

António Salgado

Tapete HelpinTEX – Tapete multifuncional e inteligente, que combina a funcionalidade antiderrapante com a capacidade de detetar possíveis movimentos e/ou quedas, aumentando a segurança e conforto dos seus utilizadores.

 

Adalberto

Adalberto

Poncho I22OLED – Poncho, preparado para web 3.0, com design estampado desenvolvido por AI. Tem um QR code e NFC de rastreabilidade, permitindo o acesso ao seu NFT. Com a possibilidade de utilização física e virtual em jogos, metaverse, VR/AR, etc.

 

Acessórios

Eurobotónia

Eurobotónica

Botão “Can of Soda” – Botão produzido a partir de alumínio reciclado de latas refrigerantes.

 

Gracia Sofia

Gracia Sofia

Neckline Application – “Neckline” executado com desperdícios de produção, com base feita em cordão 100% algodão.

 

Hugo Miranda e Bordados Oliveira

Bordados Oliveira

Transfer OLED com circuito eletrónico flexível.

 

Sustentabilidade

Têxteis Penedo

TexteisPenedo

 

Tintex/Lemar

Tintex

 

Adalberto

Adalberto

 

Burel Factory

Burel Factory

 

JF Almeida

JFAlmeida

Partilhar