04 fevereiro 22
Feiras

Cláudia Azevedo Lopes

Enchente de compradores surpreende no primeiro dia da Momad

Se duvidas houvesse, as fotos não deixam mentir: os stands dos expositores portugueses na feira de moda espanhola Momad foram literalmente invadidos por clientes logo após a abertura de portas, o que constituiu um excelente indicador de bons negócios. Um clima de otimismo que surpreendeu até o embaixador de Portugal em Espanha, Luís Mira Gomes, que, acompanhado pela responsável pelo sector têxtil e vestuário na delegação espanhola do AICEP, Berta Presa, visitou alguns dos expositores no certame e ouviu em primeira mão a satisfação da comitiva portuguesa.

“A feira ainda nem tinha aberto e já tínhamos um cliente à nossa espera”, revela, satisfeito, Marco Costa, diretor comercial da Cristina Barros, que revela que até ao momento a participação na feira espanhola está a ser “100% eficaz para a empresa”. Tendo partido de Portugal com algumas reuniões já agendadas com clientes, foi com surpresa que registaram também o contacto com clientes novos, seduzidos pelo stand e coleção da marca. Maioritariamente clientes espanhóis, mas não só. “Por exemplo, já recebemos hoje um cliente de Marrocos”, remata o diretor comercial.

Igualmente sem mãos a medir esteve a SMF, que teve o seu stand repleto até às costuras desde as primeiras horas da feira. “Este ano foi excecional. Normalmente o stand começa a encher por volta do meio-dia mas desta vez a enchente começou logo mal abrimos”, conta o diretor comercial João Ramos, para quem a presença na Momad é imperativa. “85% dos nossos clientes de exportação são espanhóis, é o nosso principal mercado internacional. Esperemos que o ritmo se mantenha até ao fim da feira para conseguirmos aumentar o número de clientes. Até porque os que já temos, estão a comprar cada vez mais”, completa.

Já no stand da Scusi, foi uma ofegante Rosa Martins, gerente da marca, a fazer uma pausa entre clientes para contar as boas novas. “Está a correr muito bem, estamos sem tempo para respirar, mas isto também porque fizemos um trabalho prévio de contactar clientes e esse trabalho está a dar frutos”, revela a gerente, para quem a palavra de ordem para esta edição da feira espanhola é “estarmos confiantes!”. No entanto, também clientes novos passaram pelo stand da Scusi, com destaque para um cliente israelita, um suíço e até um português. “Foi preciso vir até Espanha para nos encontrar”, brinca a gerente da Scusi, que tem 60% das suas vendas alocadas a Portugal. Espanha é responsável pela outra grande fatia da faturação, cerca de 20%, o que torna a presença na Momad essencial para o crescimento da empresa. “Em 2021 crescemos cerca de 25% face a 2020 – o que representa um crescimento de aproximadamente 15% em comparação com 2019. “Mesmo nos períodos mais complicados, crescemos sempre e agora o objetivo é consolidar mercados e continuar a crescer”.

Também a Lion of Porches foi visitada por clientes novos logo nas primeiras horas da manhã, na sua totalidade clientes espanhóis, em linha com a estratégia comercial da empresa. “Estamos presentes no El Corte Ingles e é essencial trabalhar o brand awareness. Espanha já representa entre 5 a 10% das nossas vendas e por isso para nós é importantíssimo estar aqui. Até domingo, Espanha é o nosso foco”, sentencia Nuno Azevedo, International Markets Director do grupo.

A participação das empresas portuguesas PME na Momad é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e de Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, tendo um montante de apoio elegível de 6.648.794,78 €, dos quais 3.735.305,80 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar