11 Janeiro 21
Feiras

Mariana D'Orey

Empresas portuguesas marcam forte presença na Pitti Bimbo

Arranca esta terça-feira, dia 11, mais uma edição da Pitti Bimbo, que leva até à Fortezza da Basso, Florença, Itália, quase uma dezena de marcas portuguesas de moda infantil. Agata Ruiz de La Prada, Meia Pata, Wedoble, FS Baby, Cotton Moon e Beppi mostram-se expectantes com a edição 94 da feira de referência da moda infantil.

Tendo Itália como o principal mercado, é com expectativa que a já veterana marca portuguesa de newborn Wedoble disse ‘sim’ a mais um edição daquela que é considerada a feira de moda infantil mais internacional da Europa. “Habitualmente encontramos aqui compradores de todo o mundo e admito que nesta edição não seja assim. Será uma feira mais focada no mercado italiano, onde já temos uma cobertura muito boa graças ao trabalho dos nossos agentes”, revela Márcia Pacheco, brand manager da Wedoble.

Com o foco nas malhas, sobretudo para recém-nascido e bebé, a Wedoble aproveitou a pandemia para fazer um reforço nas composições com fios mais nobres. “Esta coleção reforça as composições com lã merino e/ou caxemira, porque acreditamos que o cliente que compra esses produtos valoriza-os”, revela ainda a brand manager a propósito do aumento do preço global das matérias-primas.

Quem também regressa à Pitti Bimbo é a FS Baby, que participa na feira, com bons resultados, há mais de uma década. “Nós achamos que o mundo tem de continuar, de uma ou de outra forma e em segurança, mas tem de continuar”, considera Rodney Duarte, export sales manager da marca, que se mostra ainda expectante em relação a esta edição da feira italiana. “A feira até pode ter menos gente, mas se as pessoas que lá forem tiverem efetivamente interesse em fazer negócio, isso é positivo”, diz ainda o responsável da FS Baby, que leva a Itália um reforço da linha de orgânicos e reciclados nesta coleção outono-inverno 22/23.

A estrear-se nas feiras internacionais está a recém criada Cotton Moon, que elegeu a Pitti Bimbo como o seu primeiro tiro certeiro. “Itália é a referência no mundo da moda e a Pitti Bimbo é a referência na moda infantil, por isso não houve grandes dúvidas”, explica Susana Cunha de Guimarães, mentora da marca. Com o grande objetivo de dar a conhecer a marca e de descobrir em Itália potenciais clientes, a Cotton Moon estreia-se nas participações internacionais com a sua segunda coleção de pijamas e camisas de noite, “Snow Mountain Tales AW22”, que, explica Susana Cunha de Guimarães, “remete para as férias da neve, a ligação à montanha e, sempre, o conceito de família”. “Acreditamos que a atual situação, com os atrasos do mercado asiático, podem beneficiar as marcas europeias como a nossa”, remata.

Para além da Wedoble, FS Baby e Cotton Moon, participam até quinta-feira na Pitti Bimbo as portuguesas Agata Ruiz de La Prada, Meia Pata e Beppi. A presença das PME portuguesas nas feiras internacionais conta com o apoio do From Portugal, o projeto da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

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