07 Fevereiro 20
MOMAD Madrid

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Moda portuguesa mostra a sua boa forma na Momad

Com grandes novidades, que vão desde a apresentação de novos produtos até a uma forte aposta em linhas sustentáveis e mais jovens, a comitiva portuguesa na Momad revela a boa forma das marcas portuguesa. Depois de um primeiro dia relativamente fraco, os corredores começaram a encher-se nesta sexta-feira. O mercado espanhol é um dos mais importantes para as marcas exportadoras nacionais e a comitiva lusa presente na feira internacional de moda e acessórios de Madrid aposta no objetivo de consolidar clientes.

Lion of Porches reforça presença em Espanha

Não foi com surpresa que Rui Maia, responsável internacional da Lion of Porches, acompanhou a fraca afluência de visitantes e compradores durante o primeiro dia da Momad. “Não é nada que nos surpreenda, mas isso tem pouco impacto para nós. Fizemos o trabalho de casa e temos várias reuniões agendadas para hoje e amanhã”, admite o responsável da Lion of Porches, que tem em Espanha o maior mercado internacional com quase 200 compradores. “Sabemos que muitos compradores espanhóis aproveitam esta altura e, além de visitarem a Momad, aproveitam a vinda a Madrid para a visita semestral a showrooms de grande marcas internacionais”, acrescenta Rui Maia, para quem “consolidar o mercado e reunir com os nossos agentes” é o principal objetivo da participação na feira madrilena.

Quanto a outros mercados, o responsável internacional da Lion of Porches admite alguma decepção com a lista de clientes estrangeiros convidados pela organização da Momad que, de acordo com Rui Maia, “deixou de ter clientes da América Latina, que são interessantes para testarmos outras realidades, e passou a ter mais clientes europeus”. Ainda assim, pelo stand da Lion of Porches já passou “um cliente búlgaro muito interessante” e com boas perspetivas de concretização de negocio.

Kitess quer chegar a públicos mais maduros

Depois dos bons resultados da edição anterior, em que os clientes fizeram fila à entrada do stand da Kitess, Ângela Miranda, diretora de produção da marca portuguesa de fatos de banho e bikinis, admite que as expectativas estão em alta para esta sexta e sábado, dias que são, por norma, “muito fortes nesta feira”. “Apesar de na abertura o dia ter estado fraco, hoje já concretizámos duas encomendas para o mercado espanhol”, revela com entusiasmo a diretora de produção da Kitess.

É precisamente para alargar a presença no mercado espanhol e para eventualmente conquistar novos mercados que a marca portuguesa decidiu inovar e trazer à maior feira de moda e acessórios de Espanha “uma coleção de bikinis e fatos de banho reversíveis, com mais acessórios e a utilização de plissados” que contempla vários modelos para um público mais maduro. Ângela Miranda explica que a marca quer “acompanhar as clientes com o surgimento de modelos monocromáticos e mais clássicos para além dos habituais estampados”, remata.

Kalisson apresenta linha eco

É a pensar no futuro que a Kalisson, uma das três marcas em exposição no original stand da Givec, trouxe a Madrid “uma nova linha que utiliza algodão orgânico, poliéster reciclado e viscose ecovero, uma fibra sustentável”, revela Cândido Correia, CEO da empresa. Apesar de considerar que o mercado espanhol – responsável por cerca de 15% da faturação da empresa – “ainda não está desperto para estas questões”, Cândido Correia não tem dúvidas de que esta nova linha da marca Kalisson é “para durar e para crescer”.

Com presença já habitual na MOMAD, com as marcas Kalisson (roupa feminina) , Bagoraz (roupa para senhoras com tamanhos do 44 aos 54) e Le Cabestan (linha de praia cosmopolita), Cândido Correia admite que ontem o dia “não foi famoso, mas hoje já estamos a trabalhar bastante bem, sobretudo com visitas de espanhóis que é o fundamentalmente que nos interessa aqui”.

Quanto à pouca afluência no primeiro dia da feira, o CEO da empresa tem uma teoria: “a feira sempre foi sexta, sábado e domingo. Só há duas edições é que começa à quinta: ainda ninguém se habitou à ideia. Nós preferíamos o modelo anterior”, conclui Cândido Correia. Uma teoria que, de resto, é corroborada por vários outros empresários a expor na MOMAD e que será motivo de análise num inquérito que a organização da feira entregará aos expositores.

Concreto, Cristina Barros, Christina Félix, , Loco Luxo, Maloka|Paul Brial|G’OZE, Marita Moreno, Philomena, Scusi e Skulk são as restantes empresas portuguesas da comitiva From Portugal a marcar presença até amanhã na feira madrilena. A participação das empresas portuguesas na Momad é mais uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, no âmbito do projecto From Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

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