12 Novembro 21
Feiras

Mariana D'Orey

Empresas portuguesas a postos para Medica 2021

António Manuel de Sousa, Beppi, Inarbel, Line for You, Pt Mills Lds, Pharmia, Oasipor, Trim NW, Vsg, Wellgiven são a dezena de empresas que compõe a comitiva ‘From Portugal’, às quais se juntam ainda as portuguesas HydrUStent, Adalberto e Raclac a marcar presença em mais uma edição da feira Medica, nos dias 15 e 18 de Novembro em Dusseldorf, na Alemanha.

A participar pela primeira vez no evento alemão como expositor, embora tenham sido visitantes assíduos das edições anteriores, a Wellgiven avança nesta edição por ter “produtos inovadores e ecologicamente sustentáveis, com matéria prima reciclável, economicamente revolucionários por eliminarem a agressão ambiental e custo dos lixos hospitalares”, revela António Ferreira.

Entre as novidades que a apresentar na estreia da empresa lusa está uma bata hospitalar reutilizável proveniente de matéria prima reciclada e certificada para 75 lavagens. “Esta bata tem incorporada uma  etiqueta RFID permitindo a rastreabilidade do produto, uma gestão eficiente e controlada dos stocks e ainda um controlo dos seus utilizadores. No fim do seu ciclo de vida, é reintegrada num novo processo produtivo dando origem a nova matéria prima.”, pormenoriza António Ferreira.
Depois de uma experiência virtual, tendo participado na última edição on-line da Médica, a Pharmia diz agora ‘sim’ à participação física na feira. “Apesar da edição anterior ter sido virtual, o feedback foi muito positivo no que diz respeito a interesse de clientes nos nossos produtos e também na identificação de possibilidades de cooperação com outros expositores”, conta Pedro Santos, CEO da empresa fabricante de dispositivos médicos e de proteção individual. “Vamos apresentar as novas gamas que comercializamos de luvas de nitrilo, compressas e gases, algodão e cotonetes, líquidos e toalhitas desinfetantes, além da gama de máscaras cirúrgicas e respiradores FFP2”, acrescenta ainda o CEO da Pharmia.

Feedback altamente positivo de edições anteriores tem a Oasipor que participa na Médica desde 2016. Para esta edição em particular José Mauro, do departamento de design e comunicação, espera ”menor afluência mas, em compensação, contamos com um maior interesse e disponibilidade da parte dos visitantes e expositores”. Com algumas reuniões já agendadas, a Oasipor leva a Dusseldorf algumas novidades como umas luvas (em nitrilo, sem pó) e packs cirúrgicos personalizáveis (s-Pod).

Com experiência de edições anteriores a Raclac considera que esta edição da Médica será um “sucesso”. Quem assim o descreve é Tânia Cunha, do departamento Marketing & Communication, que explica que “tanto pela experiência que tivemos na última edição presencial que foi realizada em 2019, como pela qualidade e diferenciação dos nossos produtos.

“Também o facto de ser a primeira grande feira deste sector a realizar-se presencialmente na Europa após as restrições da pandemia (…) os sinais que temos recebido são encorajadores”, defende. É precisamente por isso que a empresa espera fazer novos negócios com mercados tão díspares como a Europa, Estados Unidos da América e  Japão onde, de resto, o departamento comercial já tem trabalhado arduamente.

A participação das PME portuguesas na Médica é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das PME’S portuguesas da área têxtil. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização,

Partilhar