15 setembro 22
Feiras

Ana Rodrigues

Empresas ‘From Portugal’ com arranque positivo na Intergift

A Intergift, uma das mais importantes feiras do sector da decoração e do têxtil-lar na Europa, que decorre desde ontem, dia 14 de setembro e, até 18 de setembro na IFEMA Madrid, conta com a presença de quatro empresas From Portugal – Dilina Têxteis, Irina & Sousa, Rio Sul e Têxteis Evaristo Sampaio – à qual se junta o fórum sustentável iTechStyle Green Circle.

O arranque do certame tem nota positiva por parte da comitiva e promete assim continuar. A Dilina Têxteis – presença habitual no certame – apresenta na feira sacos de edredão em linho tingido, tecido para lençóis em em 180, 200, 300, 400, 500 e 600 fios, em percal e cetim e as toalhas de felpo low-twist e em jacquard. António Dinis – diretor comercial da empresa – revela que, no primeiro dia de feira, fez alguns negócios, mas sobretudo contactos que queriam conhecer detalhes sobre o preço, pois “as pessoas já conhecem os nossos materiais e já sabem ao que veem”. “Hoje, já foram efetivados negócios e sente-se um crescimento na afluência”, conclui.

Já a Rio Sul, empresa que marca presença na feira desde 2008, apresenta novidades ao nível de produtos para cama, nomeadamente colchas e edredões com novos modelos e novas cores. Mais ainda, Joana Correia – product and purchasing director – destaca que a nova coleção conta com um reforço dos artigos de mesa. Neste arranque do certame revela que “o primeiro dia foi razoável em termos de afluência ao stand e de encomendas, mas nada de extraordinário”. Com um segundo dia de certame idêntico ao de arranque, a product and purchasing director está com fortes “expectativas” face ao certame.

A Têxteis Evaristo Sampaio destaca com entusiasmo um excelente dia de arranque: “O primeiro dia foi muito bom. Muita afluência ao stand, muitas encomendas e espero que se mantenha”, afirma Filipa Sampaio, comercial supervisor. A Têxtil Evaristo Sampaio apresenta no certame uma nova coleção de cobertores e mantas 100% algodão e 100% lã, já com as cores tendência de 2023.

Depois da presença na Heimtextil e, mais recentemente no MODTISSIMO, o showcase iTechStyle Green Circle, organizado pelo CITEVE em parceria com a Associação Selectiva Moda, está agora num novo palco para exibir o melhor da sustentabilidade ‘made in Portugal’. Adotando o showcase apresentado na Heimtextil, “apresenta seis coordenados de seis empresas distintas e tem despertado olhares curiosos e interessados” neste certame que é dedicado à decoração e ao têxtil-lar, afirma Cristina Castro, relações públicas do CITEVE. Com o início da MOMAD amanhã – dia 16 de setembro – o número de visitantes e compradores aumentará e o showcase continuará o seu objetivo, o de divulgar a circularidade do sector têxtil português.

A participação das empresas portuguesas PME na Intergift é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto ‘From Portugal’ é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e de Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, tendo um montante de apoio elegível de 6.648.794,78 €, dos quais 3.735.305,80 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar