11 janeiro 23
Sustentabilidade

T

Emoção e respeito pelo ambiente não são incompatíveis

É o impulso emocional que move o consumidor, que no ato da compra não tem (ainda?) como principal preocupação saber se o ambiente foi respeitado no fabrico da peça. “Ser esteticamente atraente e inovador, criar emoção e ter responsabilidade ambiental e social não pode ser incompatível”, diz Paulo Gomes (na foto com Cristina Castro). O curador do projeto resume assim o desafio que presidiu à escolha dos coordenados (na sua maioria de empresas de têxteis-lar) que estão expostos no Green Circle, fórum promovido pela Selectiva Moda e CITEVE, que está patente do pavilhão 12.0 da Heimtextil.

 

Green Circle heimtextil 2

Lameirinho. Na confeção deste coordenado está um tecido 53% de linho e 47% de tencel uma combinação entre duas fibras sustentáveis: o linho natural, resistente e biodegradável, e o tencel, uma fibra artificial amiga do ambiente e também biodegradável.

 

Green Circle heimtextil 8

Mundotêxtil. A rastreabilidade, desde a plantação do algodão até ao produto final, é a grande mais valia deste tecido 29% lyocell e 71% de algodão reciclado a partir do desperdício do processo produtivo da empresa.

 

Green Circle heimtextil 6

Adalberto. O tema é o Jardim Botânico e a estampagem deste tecido de poliester reciclado (que evita o impacto ambiental do produto) é um dos traços distintivos deste produto, já que usou quantidades mínimas e poupou energia, tempo e recursos naturais.

 

Green Circle heimtextil 9

JF Almeida. Este coordenado, tecido com o fio 360 – desenvolvido por esta empresa vertical, composto por poliéster reciclado e algodão orgânico, também reciclado -, tem propriedades antibacterianas, boa resistência ao fogo e foi estampado com um processo que poupa muita água.

 

Green Circle heimtextil 7

Penedo. “One man’s garbage is another man’s gold” é o lema deste conjunto, fabricado com um tecido confortável com uma composição 87% de algodão orgânico e 13% de cork-a-tex, que tem como matéria-prima desperdícios da indústria de cortiça.

 

Green Circle heimtextil 5

Lasa. Promover a sustentabilidade ambiental foi a principal preocupação no fabrico deste tecido, composto por tencel (67%) e algodão reciclado, que desde o primeiro momento foi desenhado para ser reutilizado no termo do seu ciclo de vida.

 

Green Circle heimtextil 4

Burel Factory. Um produto não poluente, reciclável e durável, confecionado a partir de uma lã extra soft proveniente de ovelhas que vivem felizes e pastam na Serra da Estrela.

 

Green Circle heimtextil 3

Tearfil. Na base deste tecido estão fios de algodão orgânico (50%) e reciclados a partir de desperdício pós consumo, fabricados com energia 100% renovável.

 

Green Circle heimtextil 1

All Cost. Com um look pré-lavado, o linho europeu e 100% orgânico utilizado no fabrico deste tecido foi tingido a partir de minerais portugueses normalmente usados pela indústria cerâmica.

Partilhar