14 março 24
Empresas

Bebiana Rocha

Elas na ITV: Ana Sousa pensa sempre em ser melhor

Ana Sousa, estilista fundadora da marca portuguesa com o seu nome, desde muito cedo que revelou o seu gosto pela moda. Com apenas 16 anos criou o primeiro atelier; já no início dos anos 90, a empresa de confeção Flor da Moda, homenageia a estilista com a criação da marca Ana Sousa.

O segredo do sucesso para a empresária passa por “sermos fortes, levantarmo-nos e termos força de trabalho. Pensar sempre que nascemos sem saber e morremos a aprender. Pensar sempre em fazer mais e melhor”, diz ao T Jornal.

 

Como descreveria o papel da mulher na ITV?

A importância das mulheres na indústria têxtil é indiscutível. Para mim, é um orgulho perceber que diversas mulheres portuguesas conseguiram levar empresas e marcas a altos patamares em Portugal e no Estrangeiro. Numa fase primitiva as mulheres eram vistas apenas como capazes para fazer o trabalho mais producente. Contudo, nos dias de hoje já vemos mulheres a ocupar cargos importantes e a assumir responsabilidades ao longo de toda a cadeia de produção, o que para mim é um orgulho.

Além disso, considero que as mulheres podem dar um enorme contributo a nível de inovação, desenvolvimento sustentável e conseguem ter uma visão estratégica que impulsiona o crescimento e a competitividade das empresas têxteis a nível global.

 

Que vantagens há em ser mulher na ITV?

Diria que ser mulher, tanto no mundo têxtil, como no mundo corporativo é essencialmente fulcral para a promoção da diversidade, representatividade e quebra de estereótipos. As mulheres têm a capacidade de analisar as situações de uma perspetiva única, são resilientes, têm incríveis capacidades de comunicação e uma enorme capacidade para resolução de problemas.

 

Que mulheres a inspiram na ITV?

Todas as mulheres que conseguiram vingar os seus sonhos na área, seja na parte mais criativa ou na zona de liderança e gestão. Além disso, as centenas de mulheres com quem trabalho diariamente são uma enorme inspiração pela resiliência, determinação e força que demonstram.

 

Alguma recomendação para jovens mulheres que estejam a entrar no mercado de trabalho?

Que não tenham medo de seguir os seus sonhos e de lutar por aquilo que acreditam. O percurso nem sempre vai ser fácil, mas que não se deixem abalar pelos obstáculos que eventualmente vão surgir. Além disso é importante que não se esqueçam de onde vieram, que nunca percam a identidade e acima de tudo que não se esqueçam de ser humildes.

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