24 maio 21
BdP

T

Economia a crescer em maio acima dos 25%

Os dados do indicador diário de atividade económica (DEI) do Banco de Portugal apontam que economia portuguesa tem estado a crescer durante o mês de maio acima dos 25%. Atualizado esta quinta-feira, o indicador regista para a semana anterior uma variação homóloga de 27%.

A nota publicada na página da internet do BdP refere ainda que estes dados da semana terminada a 16 de maio apresentam “uma melhoria face à semana anterior”, num sinal de crescente dinamismo da atividade, sobretudo tendo em conta que comparam com um período de 2020 em que o país já estava em processo de desconfinamento, após o lockdown de março e abril.

Os dados mais recentes do DEI continuam a registar um crescimento elevado, que dão conta de uma forte recuperação da economia desde meados de março deste ano, quando Portugal começou a sair do seu segundo confinamento geral.

Os dados que todas as quintas-feiras são divulgados pelo BdP são relativos à semana anterior e coligem um conjunto de informação de natureza quantitativa e frequência diária, como o tráfego rodoviário de veículos comerciais pesados nas auto-estradas, o consumo de eletricidade e de gás natural, a carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e as compras efetuadas com cartões em Portugal por residentes e não residentes.

Partilhar