25 setembro 23
Inovação

Bebiana Rocha

Digi4Fashion: um novo polo de inovação digital da moda

O CITEVE acolhe no próximo dia 3 de outubro, em Famalicão, o lançamento do Digi4Fashion – Polo de Inovação Digital da Moda. Uma iniciativa que tem como objetivo dar a conhecer às empresas do universo Moda serviços e tecnologias avançadas que as tornem líderes em inovação digital.

“É o único polo sectorial a nível nacional que junta o têxtil, vestuário, calçado e marroquinaria. O objetivo da iniciativa é aumentar o nível de maturidade digital das PMEs”, diz Helena Moura, gestora de projeto do departamento de Transição Digital do CITEVE, em declarações ao T Jornal.

O leque de serviços inclui: “roadmapping digital (auxiliar as empresas a criarem a sua estratégia digital de forma alinhada com os seus objetivos, expectativas e recursos), apresentação de sugestões para melhorar a eficiência ou mesmo a componente verde e teste de tecnologias, formações personalizadas, incentivos à rede de networking, apoio na seleção de ideias e incubação de projetos inovadores e dar apoio na procura de financiamento”. Integrado no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, o Digi4Fashion estará ativo para as empresas até 2025, para as PMEs que precisarem destes serviços podem obter um desconto de até 50%.

Sobre o evento de lançamento, o programa começa às 14h15 com abertura do diretor-geral do CITEVE, António Braz Costa, seguido por intervenções de Luísa Correia, diretora-geral do CTCP, e Luís Guerreiro, Presidente do IAPMEI. Este último fará “todo o enquadramento do projeto e a interligação com a rede de polos nacional e europeia”, diz Helena Moura.

Está também prevista uma mesa redonda sobre ‘Transição Digital: oportunidades e desafios na indústria têxtil, do vestuário e do calçado’. Ana Paula Dinis, diretora executiva da ATP e Ricardo Silva, CEO da Tintex Textiles, darão o seu contributo para o debate. O projeto Digi4Fashion é feita em parceria entre o CITEVE, CTCP, ATP, APICCAPS e ANIVEC.

O encerramento contará com o secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Partilhar