10 fevereiro 23
Moda

Ana Rodrigues

Designer formado no Modatex no Festival Internacional de Hyères

Tiago Bessa, designer formado pelo Modatex, está entre o grupo restrito de dez nomeados na categoria Moda daquele que é considerado um dos mais importantes eventos de moda do mundo: o Festival Internacional de Hyères, em França. O designer já antes tinha sido reconhecido internacionalmente.

Numa reflexão sobre o termo hermafrodita e a cirurgia não consentida de pessoas intersexo, Tiago Bessa apresentou a coleção Hermaphrodite – projeto de final de curso no Modatex – com o qual já tinha sido vencedor do Concurso Europeu de Jovens Designers do CENIT, em 2021, na 38ª Edição do Festival.

O Festival Internacional Hyères é dirigido por Jean-Pierre Blanc e visa apoiar e promover o trabalho de jovens criadores em moda, fotografia e acessórios de moda. Entre 300 criadores a concurso, são selecionados dez finalistas em cada categoria, que são convidados a apresentar a sua coleção numa série de desfiles de moda.

O júri é presidido pelo diretor artístico da marca Ronchas, Charles Vilmorin, e por nomes como Antoine Gagey, diretor geral da casa de moda Jean-Paul Gaultier. O prémio principal atribui uma bolsa de criação no valor de 20 mil euros, garantindo a presença na edição de fevereiro de 2024 da Première Vision. Mais ainda, dá acesso a um projeto colaborativo com a Métiers d’Art, para além do desenvolvimento de coleções cápsula e parcerias com diversas entidades francesas da área da moda.

Faz, também, parte dos prémios o galardão 19M Chanel, criado com o apoio da Chanel e em parceria com o Atelier des Matières, uma iniciativa de responsabilidade social e ambiental que trabalha a valorização de coleções upcycling, que atribui uma seleção de tecidos e peles no valor de 10 mil euros. Os vencedores serão conhecidos em Outubro de 2023.

Partilhar