04 novembro 22
Sustentabilidade

Maria Monteiro

Consórcio BE@T, liderado pelo CITEVE, aposta nos biomateriais

O consórcio BE@T, liderado pelo CITEVE, tem como objetivo marcar um novo ritmo de mudança na produção de materiais com alto valor acrescentado a partir de recursos biológicos e ecologicamente sustentáveis. Assenta nos princípios “da natureza, de forma circular e sustentável, para as pessoas”, aos quais correspondem dois pilares – os biomateriais e a sustentabilidade.

O primeiro pilar passa pela redução de matérias-primas fósseis, desenvolvendo assim novos materiais de qualidade e processos de fabrico não assentes em combustíveis fósseis, de preferência biológicos.

O segundo alicerce desta iniciativa passa por reatualizar vestuário em segunda mão e recuperar o que é recuperável, transformando peças velhas em matérias-primas novas, com o objetivo na consciencialização da sustentabilidade no que toca aos têxteis.

Os fundos europeus canalizados a partir do PRR e o investimento dos diferentes promotores constituirão uma oportunidade para, através do Be@t, fortalecer e promover a qualidade e a sustentabilidade do têxtil produzido em Portugal, num contexto internacional, fazendo com que esta reconversão do sector para a bioeconomia sustentável se torne efetivamente possível.

A componente “Bioeconomia Sustentável” do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) contemplou o consórcio Be@t, que junta 54 parceiros, com 138 milhões de euros, para a valorização dos recursos biológicos e desenvolvimento da bioindústria sustentável.

Partilhar