23 novembro 22
Consumo

Ana Rodrigues

Confiança do consumidor europeus continua a recuperar

A confiança dos consumidores tanto na Zona Euro como na União Europeia continua a recuperar e, em novembro de 2022, voltou a registar o crescimento do indicador face ao mês anterior e pelo segundo mês consecutivo, segundo os dados divulgados pela Comissão Europeia.

O índice de confiança dos consumidores da UE aumentou 2,8 pontos em novembro, situando-se em -25,8 pontos, enquanto o índice da Zona Euro registou uma subida de 3,6 pontos, para -23,9. Estes valores afastam-se da diminuição registada em setembro, altura em que a confiança dos consumidores da Zona Euro caiu 3,8 pontos, para -28,8 pontos, o valor mais baixo desde que há registos. Já a confiança na UE caiu 3,5 pontos, mantendo-se abaixo dos países da Zona Euro, situando-se em -29,9 pontos. Em outubro, a confiança recuperou ligeiramente, subindo 0,6 pontos na UE e 1,2 pontos na Zona Euro.

Estes valores mantiveram-se em máximos durante 2021, mas com o aparecimento da variante Omicron voltaram a diminuir, até que com o início da guerra na Ucrânia registaram uma diminuição drástica, situando-se mesmo abaixo do registado durante a pandemia.

Em Portugal, segundo dados do Portal do INE, o indicador de confiança dos consumidores diminuiu, em setembro e outubro, atingindo um valor próximo do registado em abril de 2020 no início da pandemia. Assim, nos últimos dois meses, o saldo das opiniões dos consumidores sobre a evolução dos preços aumentou, renovando o valor máximo da série, na sequência da trajetória marcadamente ascendente iniciada em março de 2021.

Partilhar