11 agosto 23
Empresas

Ana Rodrigues

Concurso Tea&Cheese do Modatex com recorde de participações

Com o desfile final a ocorrer no dia 10 de novembro, a terceira edição do concurso de upcycling Tea&Cheese, promovido pelo Modatex, conta com um número recorde de participantes: 59 candidatos, num total de 81 coordenados a votação, com sustentabilidade e economia circular como foco.

Os participantes têm idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos, sendo que os 59 candidatos são provenientes de 36 localizações geográficas de norte a sul do país, sendo que a Covilhã detém o maior número de participantes, 15. De destacar ainda que 45 dos 59 participantes não são profissionais da área têxtil.

O concurso é destinado ao público em geral, no qual são avaliados e premiados coordenados criados pelos participantes. Os concorrentes têm total liberdade relativamente ao tema escolhido, devendo dar foco no upcycling como conceito-chave do evento.

Assente na sensibilização e consciencialização para a necessidade de prolongar o ciclo de vida das peças de vestuário, o concurso Tea&Cheese tem como organização a delegação da Covilhã do Modatex, em parceria com a Universidade da Beira Interior e a Câmara Municipal da Covilhã e está inserido no projeto ‘Covilhã Cidade Criativa Design’ da rede UNESCO.

“Iniciativas como esta são essenciais nos dias que correm. A sustentabilidade é uma temática cada vez mais relevante em todos os setores de atividade e cabe-nos a nós, como principal centro de formação da indústria têxtil, promover estas ideias e valores junto dos profissionais e futuros profissionais que temos vindo e que continuaremos a formar”, afirmou José Manuel Castro, diretor-geral do Modatex, em comunicado.

O desfile de encerramento da 3ª edição do Tea&Cheese realiza-se a 10 de novembro, nas instalações do Modatex – Delegação da Covilhã, com a mostra de todos os trabalhos e o anúncio dos vencedores (1º, 2º e 3º lugar) que receberão um prémio monetário. O júri tem ainda a possibilidade de atribuir até duas menções honrosas.

Partilhar