25 março 20
Fabrico

T

Concluídas fichas técnicas para material hospitalar

O CITEVE fez saber ao início da tarde desta quarta-feira, dia 25 de março, que tem já concluídas as fichas técnicas necessárias ao fabrico de material têxtil hospitalar, que passam a estar acessíveis às empresas. É também disponibilizada informação sobre matérias-primas e uma lista das empresas que as podem fornecer. A par de toda a informação técnica, o Centro Tecnológico passa a disponibilizar também um serviço expresso de testes relacionado com o Covid-19.

As especificações dizem respeito a vários artigos de cama e higienização;  vários artigos de fardamento; vários EPI (Equipamento Individual de Proteção) descartáveis, estando ainda em curso o desenvolvimento do dossier relativo aos reutilizáveis e máscaras faciais, sendo que  estas se subdividem em dois tipos: destinadas a profissionais de saúde e a doentes; e destinadas ao público em geral, nomeadamente a trabalhadores de várias indústrias.

Sobre o “desafio das matérias-primas”, o CITEVE esclarece que “em relação a artigos de cama e higienização e a artigos de fardamento não encontrámos dificuldades de maior para a sua produção em Portugal”, mas já quanto “aos EPI e em particular às máscaras, constatámos grandes dificuldades de aprovisionamento de matérias-primas, normalmente produzidas na Ásia”.

Por isso, “o CITEVE implementou um laboratório dedicado à verificação de conformidade de máscaras, que já está validado e reconhecido pelo Infarmed”.

A nota informa ainda sobre as entidades encarregues da contratação do fornecimento para a área da saúde e que o Centro Tecnológico está a colaborar com o Ministério da Saúde e o Ministério da Economia e da Transição Digital no sentido de promover um eMarketPlace onde procura e oferta se possam cruzar.

Toda a informação relativa ao projecto encontra-se disponível no site do CITEVE.

Partilhar