21 dezembro 21
Inovação

T

COMPETE 2020 destaca investigação têxtil na área médica

Pafil, Coltec, JF Almeida, Impetus e Têxteis Penedo – juntamente com o CITEVE, a Fibrenamics e a Ooze Nanotech – formam o conjunto de empresas do sector que, tendo em execução projetos de investigação na área dos têxteis médicos e sendo apoiados pelo COMPETE 2020, mereceram destaque num dos suportes noticiosos desta estrutura da administração central do Estado.

Apostando no desenvolvimento de uma economia baseada no conhecimento e na inovação, designadamente nos domínios da Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente, o COMPETE co-financiou, entre muitos outros, os projetos Covitec4Life, TEX4SafeCare, 4NoPressure e MultiMed, que destacou numa sua newsletter recente.

O Covitec4Life: Covid Protective Clothing for Life é um projeto desenvolvido em hospitalar no sentido da criação de equipamentos de proteção individual. Como co-promotores do projeto surgem o CITEVE, a Pafil e a Coltec, com o contributo do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.

O TEX4SafeCare é um projeto de criação de têxteis-lar com propriedades antimicrobianas que alertam o utilizador para uma possível contaminação. Foi promovido pela JF Almeida em co-promoção com a Têxteis Penedo e o CITEVE. Pensado para proteger os idosos, o tecido criado pode ser usado noutros sectores como a hotelaria, a restauração e até para uso doméstico.

O 4NoPressure promove a criação de vestuário inteligente para a prevenção de úlceras de pressão e é da responsabilidade da Fibrenamics. Pacientes acamados ou com incapacidade motora grave são os alvos principais da investigação. Impetus, a Universidade do Minho (UMinho), o Instituto Ibérico de Nanotecnologia (INL) e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) fazem também parte do projeto.

Finalmente, o MultiMed preconiza a criação de acabamentos multifuncionais em tecido para aplicações médicas e é da responsabilidade da Ooze Nanotech, especializada em investigação multissectorial. O desenvolvimento de uma linha de artigos têxteis reutilizáveis para a proteção da população exposta aos agentes infeciosos estava no cerne da investigação.

Partilhar