21 março 22
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Comitiva têxtil em Tóquio de olho nos mercados orientais

Um grupo qualificado de fabricantes têxteis portugueses ruma esta semana até Tóquio à conquista dos mercados orientais. Burel Factory, Fitecom, Lemar e Troficolor são as empresas que constituem a comitiva From Portugal na JITAC European Textile Fair, que abre portas esta terça-feira, dia 22 de março, na capital do Japão. A representação portuguesa na feira que decorre até quinta-feira, conta ainda com a participação das empresas Adalberto, Paulo de Oliveira, Riopele e Tessimax.

Com presença regular nesta importante feira há várias edições, a Lemar aposta sobretudo nos tecidos produzidos com fibras mais sustentáveis e certificadas, que continuam a ser a coluna vertebral da coleção. “Temos já neste mercado um perfil definido junto dos clientes. Os padrões com riscas são muito procurados, mas propomos também lisos ou estampados, tudo com fios reciclados ou biodegradáveis”, explica José António Ferreira, gestor de mercado da empresa de Guimarães.

Já a Fitecom leva até Tóquio os seus tecidos nobres elaborados com fibras naturais e biodegradáveis e ainda uma gama de fibras sintéticas recicladas. “A JITAC é uma feira com prestígio e uma porta direta de entrada dos tecidos europeus no mercado japonês, nomeadamente para o nosso segmento de mercado médio alto”, explica João Carvalho, o CEO da empresa que com sucesso participa nesta feira desde 2017.

Representada pelo seu agente local, também a Adalberto acredita que este certame é “uma oportunidade de apresentar a empresa e os produtos aos clientes orientais”. Tâmara Martins, do Departamento Comercial, explica que “para além da coleção de desenhos para o Verão 2023, a aposta para esta edição passa também por matérias-primas e acabamentos focados na sustentabilidade”.

Apoiada na sua coleção SS 23, a Troficolor mostra-se entusiasmada.  “A JITAC é, sem dúvida, um canal importante de contacto com este mercado onde desde há muitos anos mantemos boas relações comerciais”, explica a Export Sales Manager Ana Maria Magalhães, que não esconde as expectativas de ampliação do volume de negócios. A empresa vai apresentar na capital japonesa uma vasta gama de artigos denim e em PPT (pronto para tingir) com diferentes estruturas, composições e pesos, onde mais de 60% dos artigos são sustentáveis.

A participação das empresas portuguesas PME na JITAC é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, no âmbito do projecto que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O From Portugal é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e de Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

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