Bebiana Rocha
A Comissão Europeia já deu a conhecer as suas previsões económicas para 2024 – uma expansão gradual no meio de elevados riscos geopolíticos é o cenário traçado. “As previsões da primavera projetam um crescimento do PIB em 2024 de 1,0% na UE e de 0,8% na Zona Euro. Prevê-se que o crescimento do PIB da UE melhore para 1,6% em 2025, uma revisão em baixa de 0,1 p.p. do inverno. Na Zona Euro, o crescimento do PIB em 2025 deverá ser ligeiramente inferior, de 1,4% – também marginalmente revisto em baixa”, avança o relatório.
A CE salienta que “todos os Estados Membros deverão regressar ao crescimento em 2024”, depois de um período marcado por uma ligeira recessão vivida no segundo semestre do ano passado. A inflação na UE também já apresentou sinais de arrefecimento no primeiro trimestre do ano.
“Os futuros da Euribor a 2 meses sugerem que as taxas de juro nominais de curto prazo da Zona Euro diminuirão de 4% para 3,2% no final do ano e para 2,6% no final de 2025”, avança. As taxas de juro continuarão a cair e as condições para a expansão gradual de atividades de investimento “permanecerão reunidas”.
Na vertente do comércio é perspetivada uma melhoria para o comércio mundial de mercadorias que deverá apoiar a procura externa de bens da UE. “Prevê-se que as exportações de bens e serviços da UE aumentem 1,4% este ano e atinjam 3,1% em 2025”.
A Comissão Europeia deixa contudo uma mensagem de prevenção: “os riscos provenientes de fora da UE aumentaram nos últimos meses no contexto de duas guerras em curso e de crescentes tensões geopolíticas. O comércio global e os mercados energéticos parecem particularmente vulneráveis”. O relatório pode ser consultado ao pormenor aqui.