30 agosto 21
Economia circular

T

Comissão Europeia e SAC juntas na economia circular

A Sustainable Apparel Coalition (SAC) juntou-se à Comissão Europeia para em conjunto encontrarem um pacote de medidas de promoção da economia circular e da produção sustentável. A parceria permite aproximar da Comissão das múltiplas partes interessadas no processo, e terá como tarefa desenvolver vestuário e calçado que sirva como padrão da política de sustentabilidade do bloco europeu.

“Ao colaborarmos com as instâncias políticas e enquanto parceiros do ecossistema Policy Hub- Circularity for Apparel & Footwear, a SAC atuará como uma importante alavanca para facilitar a mudança da indústria” através da investigação da PEF” (Pegada Ambiental de Produto), refere a organização em comunicado oficial.

A PEF é um método baseado na avaliação do ciclo de vida dos produtos e serve para quantificar os impactos ambientais relevantes de qualquer bem ou serviço – estando na base da ‘Iniciativa do Mercado Único para Produtos Verdes’, lançada pela Comissão Europeia.

A SAC é uma organização global e sem fins lucrativos que agrega múltiplos stakeholders da indústria da moda, sendo neste momento composta por mais de 250 marcas líderes nas áreas do vestuário, calçado e têxteis, comerciantes, fornecedores, prestadores de serviços, associações comerciais, organizações sem fins lucrativos, ONGs e instituições académicas que trabalham para reduzir o impacto ambiental e promover a justiça social em toda a cadeia de valor.

Partilhar