22 fevereiro 21
Comércio

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Comércio de moda online acumula milhares de queixas

O Portal da Queixa continua a sinalizar a categoria Comércio de Moda e Vestuário como uma das que regista maior incidência de reclamações em 2021 – depois de ter sucedido o mesmo em 2020 – com 2.197 casos já registados entre janeiro e 16 de fevereiro, um aumento de 146% face ao período homólogo do ano passado.

Com as lojas físicas fechadas a impulsionarem as compras online, o atraso nas entregas é o principal motivo de reclamação dos consumidores. Falta de apoio/resposta a pedidos de esclarecimento e pedidos de reembolso são as queixas que se encontram logo a seguir em termos de números.

Segundo indica a análise da equipa do Portal da Queixa, as cinco marcas com o maior volume de reclamações em 2020, foram: a MO Online (508 queixas), a Seaside (438 queixas) e Stradivarius (295 queixas), o Clubefashion (276 queixas) e a Zara (248 queixas).

Relativamente à variação face a 2019, as cinco marcas que assistiram ao disparar de reclamações em 2020 foram: a Lefties, as Havaianas, a Stradivaruis, a Seaside e a Pull&Bear. Nesta variação, destaca-se a marca Clubefashion ao ter sido a única que registou, em 2020, um decréscimo das reclamações (menos 12% do que em 2019).

No que se refere ao Índice de Satisfação – que expressa de forma objetiva o desempenho das marcas no Portal da Queixa com base na interação com os utilizadores que efetuaram reclamações – ganha destaque a marca La Redoute com um Índice de Satisfação de 89,7 (em 100 pontos).

O Portal da Queixa é uma plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas que foi fundada em junho de 2009. É visitado por mais de dois milhões de consumidores mensais e recebe em média 15 mil reclamações por mês.

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