17 Maio 21
Empresas

T

Coltec investiu 5,2 milhões para liderar na Europa

Numa altura em que a Coltec acaba de completar quatro décadas de existência, é também a multiplicar por quatro que o CEO Paulo Neves olha para a nova realidade da empresa. Fundamentalmente em função da amplitude das novas instalações e da capacidade de produção adquirida com a nova maquinaria instalada, um investimento a rondar os 5,2 milhões de euros que converteu a unidade de S. Tiago de Candoso, Guimarães, em líder europeu na capacidade de termocolagem e laminação.

Foi a curta distância do pavilhão original, ainda em funcionamento, que a empresa fundada em 9 de Abril de 1981 por Paulo Neves e o pai, Jorge Neves, encontrou o espaço para alargar a sua capacidade de produção. Dos cerca de 2.300 m2 passou a dispor de instalações com mais de 7.500 m2, o que permitiu também modernizar e ampliar o parque de máquinas. A mudança aconteceu em 2019, mesmo a tempo de responder ao imprevisto desafio da Covid19.

Com a nova capacidade de produção e armazenamento, a empresa chegou no ano passado a a produzir diariamente cerca de 40 mil metros de malhas tecidos destinados á confecção de descartáveis para a área da saúde. De forma continua, 24 sobre 24 horas, incluindo sábados e domingos, o que explica que tenha fechado o ano com um recorde de faturação a rondar os 7,3 milhões de euros, depois dos 5,5 milhões com que tinha fechado as contas de 2019.

A par da nova maquinaria, a empresa investiu também na criação de um laboratório interno, potenciando ao mesmo a entrada na área de tecidos mais técnicos, como os sectores médico e hospitalar – que teve logo o grande teste de stress – e automotive. Os projectos em curso apontam para a entrada em produtos têxteis ainda de maior exigência técnica na área da saúde e hospitalar, a par da construção civil.

“Somos reconhecidos na Europa pela nossa tecnologia como a empresa com mais capacidade de termocolagem e laminação. Produtos que só nós fazemos, como efeitos especiais para moda, marroquinaria e calçado, com imitação de pele de cobra ou de leopardo”, explica o CEO Paulo Neves, adiantando ainda que com as máquinas instaladas nas novas instalações a Coltec conseguiu também verticalizar toda a produção. “Do desenho ao produto final, somos os únicos em Portugal e Europa só há alternativa em Itália”, esclarece.

Líder no fornecimento de serviços de laminação têxtil, colagens diretas e revestimento com termo adesivos e membranas respiráveis e impermeáveis, a Coltec exporta cerca de 90% da produção – metade de forma indirecta – para clientes que vão da área têxtil até à indústria automóvel, passando pela saúde/hospitalar, militar/segurança, vestuário, calçado.

Partilhar