29 julho 21
Sustentabilidade

T

Colheita de algodão orgânico bate recorde global

A produção de algodão orgânico aumentou pelo quarto ano consecutivo: em 2019/2020, cerca de 229.280 agricultores produziram 249.153 toneladas de algodão orgânico em mais de 588 mil hectares de terras certificadas em 21 países. Em termos percentuais, estes números representam um aumento de 4% em relação ao ano anterior.

Segundo avança o recente relatório da Textile Exchange – ‘2021 Organic Cotton Market’, os maiores produtores de algodão orgânico são a Índia (50%), China (12%), Quirguistão (12%), Turquia (10%) e Tanzânia (5%). “A procura por algodão orgânico tem crescido constantemente, especialmente nos últimos quatro anos”, afirma La Rhea Pepper, fundador e CEO da Textile Exchange.

O líder da organização global sem fins lucrativos implicada na sustentabilidade acrescenta que “todos os sinais apontam para um aumento na procura de algodão orgânico por parte das marcas, em resposta às preocupações para reduzir o impacto da indústria têxtil no ambiente e a procura do consumidor por opções mais sustentáveis”. Em 2019/2020 juntaram-se ainda dois novos países à produção de algodão orgânico: Uzbequistão e Myanmar.

Em 2020/2021 espera-se um aumento exponencial da procura de algodão orgânico, com uma estimativa de crescimento a rondar os 48%. As contribuições mais assinaláveis serão da Índia e da Turquia, a primeira justificada pelo valor acrescentado do algodão orgânico comparativamente a outras produções, tornando mais atrativa a cedência de uma maior área para cultivo desta fibra. Já a Turquia vai-se destacar pela entrada de novos produtores, de acordo com as previsões do relatório.

Partilhar