19 maio 23
Inovação

Bebiana Rocha

CITEVE promoveu ‘tech Day FDPANEL’ nas suas instalações

O CITEVE acolheu um evento dedicado ao projeto FDPANEL – Future Door Panel. O evento ‘tech Day FDPANEL’, que teve lugar no centro tecnológico em Famalicão, visou a demonstração de materiais e tecnologias desenvolvidas até ao momento. O projeto é liderado pela Simoldes, em conjunto com a Stellantis, Doureca, CeNTI, CITEVE, CEiiA e INL.

A iniciativa tem como objetivo desenvolver um projeto para o painel de uma porta interior de automóvel que integre soluções inovadoras em termos de arquitetura intrinseca do painel de porta, design e decoração, funcionalização, iluminação e sonorização.

“Estiveram expostos desenvolvimentos e demonstradores em áreas como a têxtil, iluminação, sensorização, funcionalização e sustentabilidade”, avança o CITEVE nas suas redes sociais, acompanhado de imagens.

Na ficha do projeto, constam ainda da lista de objetivos o desenvolvimento de “materiais e revestimentos com propriedades de gestão térmica, sistemas de deteção de toque e gestos integrados em superfícies poliméricas, sistemas de retroiluminação, materiais com transmissão de luz e interfaces virtuais de informação”.

O principal desafio aqui será “reduzir o peso do painel de porta sem comprometer as exigências de resistência ao impacto em situação de colisão”, e ao mesmo tempo aumentar a flexibilidade de processos de montagem, acrescenta. A data de conclusão prevista é junho deste ano.

Partilhar