03 outubro 2020
Indústria

T

CITEVE passa a certificar máscaras a nível europeu

O CITEVE já está habilitado para certificar máscaras a nível comunitário, um processo que se iniciou em junho com a aprovação pelo European Commitee for Standardization do guia com os respectivos requisitos de fabrico para o espaço europeu. A versão portuguesa do guia europeu passou depois pelo IPQ – Instituto Português da Qualidade, que estabeleceu as normas e respectivos requisitos de certificação, um longo processo de normalização que está agora concluído, com o CITEVE acreditado como entidade certificadora.

A novidade, que o CITEVE acaba de dar a conhecer, significa que as certificações emitidas pelo Centro de Investigação do Têxtil e Vestuário nacional passam a ser suficientes para o mercado europeu. Os fabricantes deverão, contudo, verificar se o mercado de destino impõe alguma restrição ao texto do documento Europeu, mas nestes casos, CITEVE dará todo o apoio às empresas para qualificar máscaras para cada mercado, como especifica na nota que dá a conhecer todos os trâmites do processo que levou até à unificação as normas para o mercado europeu.

È na sua página oficial que a entidade certificadora acaba de anunciar que “estão já em vigor as novas regras para a certificação de máscaras de uso social, também designadas máscaras comunitárias na sequência da publicação da CWA 17553:2020. O CITEVE Certificação é a primeira entidade habilitada pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação para iniciar processos de certificação de máscaras sociais”.

CITEVE_MASCARA_SELO

A nota destaca também o esforço desenvolvido “desde os primeiros casos de infeção por Covid-19 em Portugal” para encontrar soluções dentro da têxtil nacional para o apoio no combate à pandemia e contornar também a dependência das importações, vindas sobretudo da Ásia, e recorda também o “intenso trabalho técnico de articulação com as autoridades portuguesas e com a comunidade científica e tecnológica europeia no que concerne a Máscaras Sociais ou Comunitárias”.

Um esforço conjunto que, frisa o CITEVE, teve como objectivo colocar a ITV na linha da frente no combate à pandemia e ao mesmo tempo potenciar a exploração de oportunidades de negócio por substituição de importações. E com isso criar também condições para a exportação de máscaras pelas empresas portuguesas, processo que tem agora um forte impulso com a capacidade de certificação para todo o espaço europeu.

 

Partilhar