26 março 20
Segurança

T

CITEVE monta laboratório que avalia qualidade das máscaras

A par da identificação dos materiais adequados e das exigências de segurança para o fabrico de produtos têxteis hospitalares, o CITEVE montou também um laboratório para avaliar a conformidade das máscaras com as exigências das regras de saúde, que está já validado pelo Infarmed.

“Analisámos mesmo algumas máscaras que constituiriam por certo um perigo para os seus utilizadores”, alerta o CITEVE em relação à sua confeção indiscriminada. “Por certo com grande voluntarismo, foram aparecendo no mercado diversas ofertas de máscaras e outros EPI [Equipamento Individual de Proteção] construídos sem a devida validação dos seus efeitos de protecção”, frisa o director geral Braz Costa, na nota que dá conta das fichas técnicas e materiais adequados ao fabrico para o sistema de saúde.

E são dois os tipos de máscaras para os quais foram elaboradas fichas técnicas com as especificidades e exigências de produção. Por um lado as destinadas a profissionais de saúde e a doentes, por outro as que se destinam à  utilização do publico em geral, nomeadamente a trabalhadores de várias indústrias que isso exigem.

Para garantir a segurança o CITEVE informa que “implementou um laboratório dedicado à verificação de conformidade de máscaras, e desenvolveu métodos de avaliação da capacidade de filtração de máscaras faciais mais rápido do que o tradicional e que já está validado e reconhecido pelo INFARMED”.

Braz Costa explica que “os materiais para a produção de máscaras faciais médicas são os mais difíceis de encontrar no mercado nacional. O CITEVE analisou já dezenas de materiais com o objetivo de encontrar soluções quer para a produção de máscaras descartáveis, quer para a produção de máscaras reutilizáveis. Na sequência dos resultados obtidos, tem havido trabalho com as empresas suas produtoras no sentido de os melhorar e disponibilizará informação sobre estas matérias-primas à medida que que as for encontrando”, é ainda explicado na nota divulgada na tarde desta quarta-feira, dia 25 de Março.

Partilhar