Bebiana Rocha
O CITEVE esteve no passado mês de outubro no Centro Tessile Serico Sostenibile, em Itália, para dar o pontapé de saída para o projeto Life Cascade, com o qual pretende desenvolver soluções de tratamento das águas industriais antes de serem dbvolvidas à natureza ou alternativamente antes de reentrarem no processo industrial. É mais uma das dezenas de projetos sustentáveis em que o centro teclológico está envolvido.
O projeto tem como objetivo “desenvolver procedimentos analíticos e tecnológicos de tratamento de águas residuais destinadas a detetar e remover categorias criticas de micropoluentes emergentes para o sector têxtil”. Sendo os perfluoratos (PFAS) os micropoluentes mais críticos e persistentes, detalha a ficha de apresentação.
Enquanto parceiro, o CITEVE estará responsável pela “avaliação qualitativa e quantitativa de microplásticos presentes em águas residuais de processos industriais de ultimação têxtil”, partilha nas redes sociais. O consórcio é composto por 12 entidades de três países: Portugal, Itália e Países Baixos.