30 Dezembro 22
Formação

T

CITEVE é parceiro no projeto europeu BE.A.CO.N

Portugal é responsável pela área de moda e têxtil no projeto europeu BE.A.CO.N, que visa desenvolver competências transversais em alunos do ensino secundário profissional. O programa envolve ainda instituições de Espanha, Itália e Roménia, no qual o CITEVE é um dos parceiros. O projeto desenvolve-se no âmbito do Programa Erasmus+, KA2 – Parcerias de cooperação no ensino e formação profissional.

As áreas de estudo foram escolhidas entre os principais sectores da economia europeia. A par do têxtil e moda, os alunos vão receber formação nas áreas alimentar (Itália), tecnologias de informação (Roménia) e no sector da mecânica (Espanha).

A fase de atividades práticas deverá arrancar já durante o mês de janeiro, estando atribuída ao CITEVE, Escola das Virtudes – Cooperativa de Ensino Polivalente e Artístico, e Baldaque & Alves da Silva, Lda, o desenvolvimento da componente de formação portuguesa.

Nesse sentido decorreu recentemente no Porto, na Escola Profissional e Artística Árvore, a 2ª reunião técnica do projeto, onde foram analisadas as metas e questões práticas relacionadas com o modelo de formação transversal dos alunos. No final, os participantes efetuaram uma visita às instalações do CITEVE (foto).

A próxima etapa passa pelo desenvolvimento do Plano de Formação para cada um dos sectores profissionais envolvidos, que são sempre baseados no trabalho e voltados para a solução de problemas de produção/fabricação.

Partilhar