14 junho 21
Indústria

T

CITEVE coordena projeto da área da bioeconomia

O importante papel do cluster têxtil na área da bioeconomia e da economia sustentável determinou a criação de “um projeto de grande dimensão do setor, coordenado com o CITEVE e reunindo também vários outros atores, baseado na bioeconomia, numa economia sustentável. A ideia é começarmos a fabricar fibras naturais à base de celulose”, revelou o presidente daquele organismo, António Amorim, em entrevista ao jornal da Faculdade de Economia do Porto (FEP), encartado no Vida Económica.

“O setor têxtil está completamente adaptado e preparado para isso”, disse, para enfatizar que o CITEVE tem também uma importante atuação na promoção da internacionalização do setor: “Nós colaboramos muito com a Selectiva Moda, que faz a promoção do setor em feiras e exposições do MODTISSIMO também a nível internacional; portanto, somos um parceiro muito ativo”.

António Amorim quis também realçar o papel do organismo que dirige no combate à pandemia e às suas consequências no tecido empresarial português: “O CITEVE esteve desde a primeira hora em contacto com o Ministério da Saúde e com a Direção-Geral de Saúde, que, em conjunto e num diálogo muito estreito, conseguiram criar normas de certificação e o CITEVE esteve à disposição das empresas para lhas atribuir”.

Nesta entrevista, António Amorim não quis, por outro lado, deixar de identificar o setor têxtil como uma área de forte interesse para os novos licenciados. “Hoje em dia, a indústria têxtil é muito inovadora. Não há rotinas, porque os produtos estão sempre a evoluir e está sempre tudo a mudar. O têxtil está em tudo, desde a área da saúde, da mobilidade, da aeronáutica – tudo tem têxtil, mas é um têxtil especial e que é muito atrativo em termos de desenvolvimento pessoal”, concluiu.

Partilhar