30 junho 2021
Economia Circular

T

CITEVE convoca empresas para o Projeto de BioEconomia

O CITEVE está à abrir à comunidade Têxtil e Vestuário a participação no Projeto BioEconomia @STV, associado à linha de apoio específica inscrita no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, recentemente lançado. O objectivo é criar um consórcio completo com empresas e entidades do sistema científico numa lógica de fazer chegar os resultados ao mercado e à sociedade.

Na nota em que dá conta da “abertura do projeto à participação de toda a comunidade Têxtil e do Vestuário”, o Centro Tecnológico explica que está a “organizar e liderar um consórcio que assuma a responsabilidade da implementação das ações e de atingir as metas” previstas no PRR, que “inclui uma importante linha dedicada ao desenvolvimento da chamada BioEconomia”.

O CITEVE explica ainda que “o consórcio, que se pretende completo, incluirá empresas, entidades do sistema científico e tecnológico e ainda outras organizações que se mostrem relevantes. O projeto abrangerá atividades que irão desde a I&D até à instalação de linhas piloto industriais, numa lógica de fazer chegar os resultados ao mercado e à sociedade”, refere a nota, informando que “os interessados deverão enviar as suas manifestações de interesse detalhadas, contendo sugestões, ideias, intenções de investimento, para bioeconomiatextil@citeve.pt até ao próximo dia 7 de Julho”.

Lançada por iniciativa do Ministro do Ambiente e Ação Climática, esta linha do PRR – à qual, desde a primeira hora, o CITEVE deu a sua total colaboração – será focada em três sectores da economia portuguesa, sendo o Têxtil e Vestuário a mais expressiva delas. Em particular, a componente para o Sector Têxtil e Vestuário, que se encontra  estruturada em quatro pilares de intervenção estratégicos, organizados nas seguintes iniciativas:

Pilar I – Biomaterial

  • Iniciativa 1 – Fibras Celulose Regenerada
  • Iniciativa 2 – Fibras Naturais
  • Iniciativa 3 – Biocompósitos

Pilar II – Circularidade

  • Iniciativa 4 – Circularidade Resíduos Têxteis
  • Iniciativa 5 – Circularidade Resíduos de outras Indústrias

Pilar III – Sustentabilidade

  • Iniciativa 6 – Capacitação em Eco-design e Eco-engenharia
  • Iniciativa 7 – Novas Métricas de Validação e Aferição
  • Iniciativa 8 – Ferramentas de Rastreio Digital

Pilar IV – Sociedade

  • Iniciativa 9 – Valorização dos Produtos Sustentáveis Nacionais
Partilhar