31 maio 23
Inovação

Ana Rodrigues

CITEVE apresentou à NATO novas soluções de camuflagem

O CITEVE apresentou a sua solução de camuflagem para o exército na conferência da NATO que decorreu na semana passada na capital do Reino Unido, Londres. A solução foi desenvolvida no âmbito do ACAMSII – Adapting to the environment – a novel camouflage system for the soldier.

O ACAMSII foi apresentado por Gilda Santos na conferência ‘NATO AVT-371 – RWS on Materials and Technologies for Electro-optical Camouflage’, no âmbito da sessão 2, reservada a ‘Materiais and Technologies providing signature adaptation to the environment’. O projeto foi ainda chair da sessão 5 ‘Materials & technologies for enhanced Camouflage usability’.

O ACAMSII é um projeto que prevê o desenvolvimento de sistemas adaptativos de camuflagem para a proteção do soldado em futuros conflitos militares ocorridos em contexto multinacional e em vários ambientes. O sistema parte do princípio de um oponente avançado poder operar sensores em várias bandas de comprimento de onda e usar dados do sensor de fusão a fim de extrair mais informações, existindo uma forte necessidade de responder a esta ameaça através de camuflagem adaptativa multiespectral.

Este projeto teve o seu início em maio de 2018 e tem uma duração prevista de 43 meses, estando a ser desenvolvido numa parceria entre o CITEVE e o CeNTI.

Partilhar