10 março 20
Sustentabilidade

T

Certificações GOTS sobem 35% em 2019

O Global Organic Textile Standard (GOTS), um padrão mundial que certifica empresas têxteis que fabricam com fibras orgânicas, concedeu esta distinção a 7.765 empresas de 75 países diferentes em 2019 – o que revela a importância que este selo específico assume cada vez mais no mundo dos negócios, nomeadamente no que tem a ver com questões de concorrência.

Em 2018, as certificações tinham sido concedidas a 5.760 empresas, de onde resulta um crescimento homólogo de cerca de 34% no fnal de 2019. Por países, Espanha assume um crescimento de relevo: conseguiu certificar em 2019 mais 71% de empresa. Os países com maior incremento nas certificações foram o Bangladesh e a Holanda, ambas com um aumento de 73%. Em termos absolutos, os países com mais certificações são Índia (com 2.411 empresa), Bangladesh (1.194) , e Turquia (858).

Para conceder a certificação, a GOTS aborda todas as etapas do processo, da produção à fiação e tecelagem até ao fabrico de roupa.

O Global Organic Textile Standard foi promovido por quatro organizações empresariais: Organic Trade Association (OTA ), dos Estados Unidos; Associação Internacional da Indústria Têxtil Natural (IVN), da Alemanha; Soil Association (SA), da Inglaterra; e a Associação Japonesa de Algodão Orgânico (JOCA).

Partilhar