22 junho 23
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

Certificação GOTS com monitorização remota por satélite

O Global Organic Textile Standard (GOTS) e a Agência Espacial Europeia (ESA) anunciaram um novo projeto mundial que irá utilizar monitorização remota por satélite na certificação de algodão orgânico. Para além de imagens satélite, o projeto utiliza inteligência artificial.

O novo projeto da GOTS utiliza assim inteligência artificial e imagens de satélite para detetar campos de algodão orgânico versus não orgânico, com o objetivo de fortalecer a integridade do cultivo de algodão orgânico e reduzir a fraude nas cadeias de abastecimento de algodão orgânico.

O projeto de demonstração explora o potencial da monitorização remota para fortalecer a integridade e o desenvolvimento do cultivo de algodão orgânico e está em execução na Índia e os seus primeiros resultados são esperados até o final do ano.

Para além da parceria com a ESA, a startup alemã de software Marple está também envolvida, sendo especialista no desenvolvimento de maquinaria de ponta e algoritmos de fusão de dados para observações terrestres.

Integrado com as medidas GOTS existentes, este projeto permitirá melhorar ainda mais a integridade do algodão orgânico, desenvolvendo tecnologia avançada de avaliação de risco para certificação orgânica e evitando fraudes desde o início da cadeia de abastecimento.

Além disso, também deve “capacitar o GOTS para reconhecer campos de algodão que ainda não obtiveram certificação orgânica, mas possuem potencial para uma transição suave para o cultivo orgânico, graças à utilização de práticas agrícolas tradicionais e ecologicamente corretas”.

Este projeto pode, assim, ajudar um número maior de pequenos agricultores a dedicarem-se ao sector orgânico e certificado, o que pode oferecer oportunidades económicas para pequenos agricultores e para as suas comunidades e também ajudará o sector têxtil a atender à crescente exigência dos consumidores por algodão orgânico.

Partilhar