28 maio 20
Retalho

T

Centros comerciais querem reabrir sem restrições

Com a fase 3 do plano de reabertura da economia vem já no início da próxima semana a abertura dos centros comerciais. A associação do sector quer um regresso sem restrições, mas as normas de segurança da DGS impõem ainda restrições nalgumas áreas.

“Temos a expectativa de que, a 1 de junho, os centros comerciais e os seus lojistas não sejam novamente discriminados face a outros espaços de retalho e possam abrir na sua totalidade”, confia a APCC – Associação Portuguesa de Centros Comerciais num comunicado em deixa também garantias de segurança.

“Os centros comerciais conseguem garantir todas as condições de segurança aos visitantes e aos colaboradores das lojas, cumprindo as regras estabelecidas pelo Executivo e as recomendações da Direcção-Geral da Saúde”, assegura o presidente da associação, António Sampaio de Mattos, acrescentando que “os cidadãos podem ter confiança e tranquilidade absolutas no uso dos espaços, com a certeza de que são cumpridas todas as regras de segurança sanitária decorrentes da lei, as recomendações da DGS e as melhores práticas promovidas pela indústria dos centros comerciais a nível global”.

A APCC salienta ainda que os seus associados estão a encontrar soluções adequadas para assegurar a viabilidade das operações das 8.600 lojas, e alerta o ainda Governo de que vai ser necessário adotar medidas adicionais para apoiar o sector, de modo a mitigar o impacto da crise, apontando para medidas como a flexibilidade nas declarações de IVA, suspensão e prorrogação do pagamento de outros impostos ou a redução das tarifas de eletricidade água e gás.

Partilhar