09 junho 21
Indústria

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Casca de pinheiro leva Tintex a destacar-se na ISPO Munich

Uma amostra da Tintex atingiu a categoria de ‘Best Product’ na edição de primavera/verão do Fórum Textrends da ISPO Munich – a maior feira internacional de têxteis especializados no universo desportivo – tendo por base uma ideia (como sempre) disruptiva: a utilização de casca de pinheiro como elemento inovador incorporado no revestimento.

A distinção conseguida pela Tintex “é uma validação do produto e de todo o processo que lhe está por trás”, não só “do ponto de vista técnico”, mas também como impulsionador de novos negócios, refere ao T Jornal o diretor de Inovação da empresa, Pedro Magalhães – que considera “fundamental” o destaque que os produtos inovadores e ao mesmo tempo transferíveis para a produção conseguem com esta espécie de certificação internacional.

Pedro Magalhães refere ainda que a inovação, apesar de poder valer só por si, abre portas a uma série de parcerias externas à própria empresas que acabam por revelar-se fundamentais para a criação de valor. No caso da Tintex, estas parcerias encontram-se a montante do produto – com a área científica, “nomeadamente o CITEVE, o CeNTI e o CTIC” – mas também a jusante, com empresas como a Sedacor e Têxteis Penedo.

“Este novo material resultou da parceria conjunta do projeto ‘Texxboost’, em que a Tintex participou com as entidades do sistema científico e tecnológico nacional CITEVE, CENTI e CTIC, e com as empresas Sedacor e Têxteis Penedo”. As parcerias não se ficam pelo sector têxtil: “o calçado e o mobiliário, por exemplo, estão no âmbito das nossas parcerias”, refere Pedro Magalhães.

O produto final que mereceu a atenção da ISPO Munich é alternativo à pele, “é compacto, com uma superfície texturizada devido à natureza do material incorporado no revestimento (a casca de pinheiro) e a cor obtida é a cor da casca de pinheiro, não havendo nenhum processo de tingimento associado. Propriedades como repelência à água, resistência à água e à abrasão são garantidas nesta malha”, explica a Tintex.

A este, novos produtos se seguirão e apesar de o segredo ser importante, a Tintex permitiu uma ‘espreitadela’ ao que aí vem: a utilização de resíduos e sub-produtos como os restos de uva (em parceria com a empresa de vinhos Soalheiro) ou os pneus velhos (em parceria com a Decathlon)

As portuguesas Trimalhas e Bloomati by Carvema conseguiram igualmente posições de destaque no Fórum Textrends da ISPO Munich.

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