30 junho 21
Feiras

Cláudia Azevedo Lopes

Casa cheia no primeiro dia de Fashion Rendez Vous

A expectativa era muita e a realidade não desiludiu. Na primeira feira têxtil presencial europeia de 2021, a Premiére Vision Fashion Rendez Vous, o clima era de satisfação e alívio e animação para as empresas da delegação From Portugal que fizeram questão de marcar presença no certame. Mal as portas abriram, visitantes e compradores apressaram-se a procurar os stands portugueses e apesar dos corredores estarem mais vazios – não pela falta de procura mas sim por imposição das regras sanitárias – as empresas portuguesas não tiveram mãos a medir nesta primeira manhã de feira.

Com quatro pessoas a atender em simultâneo durante grande parte da manhã, a Le Europe/La Estampa (foto) não podia estar mais satisfeita . “Desde que a feira abriu, o stand esteve sempre cheio, com muitos clientes. Estivemos cheios de trabalho, o que superou largamente as nossas expectativas. Estavamos a contar que viesse menos gente por causa da pandemia”, revela Gabriela Moreira, a responsável pela empresa na feira.

Vindos essencialmente do mercado francês mas também de Itália e da Polónia, os compradores deixaram-se seduzir pela nova coleção da La Estampa, intitulada Matteria, sustentável e 100% costumizável. “Temos ao dispor dos nossos clientes uma plataforma exclusiva onde o cliente pode selecionar todos os padrões e cores que está a ver no stand e ver como ficam aplicados a uma peça de roupa, tanto femininas como masculinas, porque esta é também uma coleção genderless”, explica Gabriela Moreira.

Igualmente satisfeita Maria Sá, a diretora geral da Lurdes Sampaio, teve também o stand cheio durante boa parte da manhã. “Viemos já com reuniões agendadas mas estamos a receber também clientes sem marcação, o que é um bom sinal”, revela ao T Jornal. A receber compradores maioritariamente franceses, a empresária sente muita receptividade por parte dos visitantes, motivado pelos meses de afastamento forçado que o sector se viu obrigado a cumprir. “Estávamos muito ansiosos por saber como ia correr, até porque era a primeira feira europeia do ano, mas ao chegar aqui percebemos que há da parte dos visitantes uma grande necessidade de voltar a sair, de se encontrarem cara a cara com as pessoas. A digitalização é muito importante, mas neste sector não elimina a necessidade do toque, que é vital”, completa a diretora geral.

No stand da Fitecom, João Carvalho, o CEO da empresa, foi recebendo durante a manhã clientes com reuniões pré-agendas, que se vão prolongar pela tarde de hoje. “São especialmente do mercado francês, que é um mercado importantíssimo para a Fitecom. Por isso, podemos dizer que está a correr bem, apesar de ser ainda muito cedo para tirar conclusões definitivas”, explica o empresário.

Opinião partilhada por Cristina Lima, gestora de mercados da Adalberto, que espera pelo desenvolvimento da feira para tirar as medidas ao tipo de comprador. “Ainda não consegui perceber bem a tipologia de cliente. Se são ou não empresas pequenas que têm dificuldade em atingir as quantidades mínimas para as nossas encomendas, mas ainda é cedo para tirar esse tipo de conclusões. Vamos ver como corre o dia”, explica a gestora, para quem a participação na Premiére Vision Fashion Rendez Vous foi também um teste. “Viemos para analisar o mercado e ver como se adaptam as feiras à nova realidade. Como funciona a questão dos testes, se a entrada se faz com fluidez…. Para já está a passar no teste”, completa.

Surpreendida com o número de visitantes, muito acima das expectativas da empresa, a Riopele teve também casa cheia ao longo da manhã. “Até porque a Riopele nunca tem stands vazios, seja onde for”, graceja Ana Vaz, Area Sales Manager da empresa, que revela ter estado a receber maioritariamente clientes franceses.

A participação das empresas portuguesas PME na Fashion Rendez-Vous é enquadrada pelo From Portugal, uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Montagem Fashion Rendez Vous

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