30 agosto 19
Marca

T

Carla Pontes cria marca de slow fashion com Exporgal

Carla Pontes criou uma marca que se apresenta como uma marca de slow fashion que valoriza a produção local e que cumpre a função da criação “de peças com paixão, propósito e dignidade e preocupações com o impacto social e ambiental”. A marca de design de autor juntou-se ao movimento #FashionRevolution e Carla Pontes decidiu abrir as portas aos que a ajudam a criar as suas peças.

A marca tem na Exporgal o principal parceiro: com uma relação privilegiada, é em parceria com esta empresa minhota que decorrem as várias etapas de construção e produção de cada peça: tricotagem, corte, confecção e todos os acabamentos antes de chegarem a cada loja ou casa.

A Carla é a criadora, o cérebro por detrás de cada peça: cria, desenha e modela tanto os padrões como as peças. Escolhe estruturas e dá corpo a novos materiais, desde a seleção dos fios até aos acabamentos das suas já características malhas com textura. Explora os primeiros estudos de moldes e está sempre presente em todo o desenvolvimento de amostra.

Na Exporgal, o Maia é o técnico programador responsável por todos os processos e preparação das máquinas que dão vida às malhas especialmente criadas para cada coleção. Sempre dedicado e com bons conselhos técnicos, aceita e resolve todos os desafios que os desenhos da Carla lhe apresentam.

Alexandra é a modelista responsável pelas amostras e modelação, e é quem transforma em peças todas as estranhas propostas de moldes que a Carla lhe apresenta. Minuciosa e cuidadosa, resolve e alerta para processos de construção, apurando os processos e garantindo mais qualidade no resultado final.

Paula, uma das costureiras, é quem apoia a Carla nas tarefas de construção de cada peça. “É a nossa costureira de amostras, sempre bem disposta e perfeccionista. Está constantemente atenta ao detalhe e propõe soluções que vão assegurar uma confecção de qualidade para as nossas peças”.

A marca está focada na criação de design consciente. “Este ano estamos a abrandar, a dar tempo à criação e à produção sem correrias” explicou a designer, que apresentou em Março, na passarela do Portugal Fashion, a primeira coleção sem estação denominada ‘Remember Where You Come From’. As peças Carla Pontes não são descartáveis, não estão presas a tendências: são peças desenvolvidas para nos acompanharem no tempo, pela sua qualidade, durabilidade e intemporalidade, os valores chave da marca.

Partilhar