7 Outubro
Solidariedade

T

Capas de Gambina para sem-abrigo do Porto

Tudo começou pela ideia de realizar capas/resguardos para oferecer aos sem-abrigo da cidade do Porto, mas o âmbito social do projeto Moda por uma Causa acabou por se alargar aos lares de idosos da região, no âmbito dos quais foram produzidas peças, em regime de ocupação do tempo livre dos utentes destes serviços.

O projeto abarcou ainda crianças carenciadas da região, que assinam os desenhos e motivos que decoram as peças produzidas, trabalho realizado numa visita à ESAD, sob a orientação da designer Maria Gambina, coordenadora da Licenciatura em Design de Moda desta escola.

Tudo isto poderá ser visto a partir de 14 de Outubro e até 12 de Novembro numa exposição que estará patente no Palacete dos Viscondes de Balsemão, na Praça Carlos Alberto, no Porto. No dia 27 de Outubro, no mesmo local, às 21 horas, decorrerá um leilão, que constitui o ponto alto desta iniciativa, pois permitirá transformar o montante angariado em efetivas capas/resguardos a distribuir pelos sem-abrigo, tarefa a ser realizada pelas associações CAIS e Médicos do Mundo.

“Moda Por Uma Causa” nasce por iniciativa da associação Sorriso Solidário e pelo desafio lançado à ESAD/Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos para integrar o projeto, o Movimento Lírio Azul, a Associação CAIS e os Médicos do Mundo. A Câmara Municipal do Porto apoia e acolhe a iniciativa. Neste processo participaram os idosos e crianças do Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Vitória, a Fundação Alexandrina Balasar, a Santa Casa da Misericórdia de Póvoa de Varzim e o Centro Social e Paroquial de Mindelo.

Partilhar