15 julho 19
Investigação

T

C&A Foundation investiga impacto da moda circular

A fundação da retalhista C&A está à procura de iniciativas e programas de investigação para estudar o impacto social e financeiro dos modelos de negócio circulares da indústria da moda em mulheres e grupos vulneráveis. A C&A Foundation quer saber se é possível garantir que trabalhadores, consumidores e sociedade em geral podem beneficiar da transição da indústria da moda para um modelo de negócios justo e inclusivo.

Adotar os fundamentos dos modelos de negócio circulares pode, potencialmente, reduzir a utilização de matérias-primas e gerar um benefício económico para União Europeia de 1,8 mil milhões de euros até 2030, refere a C&A Foundation, citando números da própria União.

Na indústria da moda, diferentes modelos de negócio circulares, como o aluguer de peças ou a venda de artigos usados, já estão a ser implementados, mas a C&A aponta que ainda não é claro de que modo a transição para estes modelos de negócio poderá afetar os trabalhadores da indústria do vestuário e as suas comunidades, especialmente as mais vulneráveis.

O seu pedido de investigação surge sob o programa Circular Fashion e pretende dar provas de como modelos de negócio circulares operam em grande escala e como a transição poderá ajudar a melhorar as condições de vida dos trabalhadores na indústria da moda.

“Já vimos casos de como os modelos de negócio perpetuam a desigualdade e más condições de trabalho de muitos trabalhadores para ganho económico de alguns. É uma oportunidade para desenhar e operar um novo sistema económico que vá de encontro a esta cultura de poder irregular”, explica Douwe Jan Joustra, responsável pela área de transformação circular da C&A Foundation.

As investigações, que a C&A Foundation poderá financiar até 500 mil euros, devem ser aplicadas a pelo menos um dos países em foco da fundação, que incluem o Bangladesh, Brasil, Cambodja, China, Índia, Indonésia, México e Sri Lanka. O prazo de entrega das propostas iniciais encerra a 30 de julho.

Partilhar