12 abril 23
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

Brasil à descoberta da sustentabilidade portuguesa

A retalhista brasileira Riachuelo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo estarão de visita, entre os dias 17 e 21 de abril, ao grupo Valérius, ao CeNTI, à Universidade do Minho, à Fibrenamics e à Inovafil. A ação diz respeito à Hub de Inovação em Circularidade lançada pela Riachuelo.

O objetivo é encontrar caminhos efetivos para o problema mundial da circularidade no sector têxtil. A Hub de Inovação em Circularidade foi lançada por uma das maiores retalhistas de moda do Brasil, a Riachuelo, em parceria com outros intervenientes, para além do IPT. Com o projeto, a retalhista pretende liderar e protagonizar a condução e a reunião de informações e soluções inovadoras referentes ao tema, conectando, interligando e integrando diversos atores.

Focada em dar um passo mais à frente nas soluções para a economia circular, sobretudo no ciclo de vida do produto e dos seus impactos ambientais, para além das visitas levadas a cabo às instituições portuguesas, a Riachuelo e o IPT irão ainda a Espanha visitar a Inditex.

A gerente executiva de sustentabilidade do grupo retalhista, Valesca Magalhães, salientou em comunicado sobre a Hub que “o que queremos com a iniciativa é realmente concentrar profissionais altamente especializados nas suas áreas para endereçarmos esse tema tão importante para o têxtil: resíduos têxteis”.

Lançada pela Riachuelo a 12 de agosto de 2022, a iniciativa conta com um dos maiores institutos de investigação no Brasil, o IPT, que se encontra vinculado à Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e que atua há 123 anos nas áreas de inovação, investigação e desenvolvimento. B3, Vicunha, Retalhar, Focus Têxtil, Ama12, Opim e o escritório SFCB fazem também parte deste projeto.

Partilhar