06 outubro 22
Empresas

T

ATP e Euratex debatem futuro europeu do sector têxtil

É já no próximo dia 13 de outubro que a ATP e a Euratex juntam dois eventos fulcrais para a indústria têxtil e vestuário europeia no Hotel Crowne Plaza no Porto: a 10º Convenção Europeia do Têxtil e Vestuário e o 24º Fórum da Indústria Têxtil Portuguesa. Com vários tópicos em debate, o tema da conferência é a Sustentabilidade e Competitividade.

No entanto, outros desafios ameaçam agora o sector: a guerra na Ucrânia, a inflação e o aumento dos custos energéticos. Nesse contexto, é imperativo para a indústria ser forte e coesa.

A recente Estratégia Têxtil Europeia, apresentada pela Comissão Europeia em março, apela a profundas mudanças no sector caminhando para um Europa verde, digital e social. Assim, os próximos dois anos serão fundamentais para o sector se manter competitivo no mercado global: a indústria têxtil deverá estar pronta para se tornar ainda mais sustentável, abraçar inovação e novas tecnologias e atrair jovens trabalhadores qualificados enquanto desenvolvem um novo negócio modelo.

O programa da convenção vai explorar a estreita relação entre sustentabilidade e competitividade: dois painéis de CEOs vão analisar o poder de comunicar a sustentabilidade e sua necessidade de investimentos; quatro workshops de especialistas vão debater os desafios técnicos do novo quadro político da UE.

As boas-vindas serão dadas por Mário Jorge Machado (Presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal) e por Alberto Paccanelli (Presidente da Euratex) e quem dará o mote sobre o tema central será Pedro Siza Vieira (anterior Ministro Adjunto e da Economia). Dos vários painéis que vão acontecer ao longo da manhã será de destacar nomes nacionais como Isabel Furtado (CEO TMG Automotive), Ricardo Silva (CEO Tintex Textiles) e a nível internacional Sarah Kent (Chief Sustainability Correspondent Business of Fashion), Andreas Christen (COO, Lantal Textiles AG) e Andrea Baldo (CEO GANNI) entre outros.

Já nos workshops que vão decorrer durante a tarde são vários os especialistas que vão falar tais como Veronique Allaire Spitzer (Regenerative solutions Director ReFashion), Braz Costa (diretor do CITEVE) ou Helene Smits (Chief Sustainability Officer Recover).

Durante o dia 14 de outubro estão previstas visitas às empresas JF Almeida, Riopele, TMG Automotive e CITEVE.

Programa completo aqui.

Partilhar