12 março 21
Inovação

T

As t-shirts também vão produzir energia

Além do conforto e aconchego corporal, as t-shirts podem em breve ter também a função de produzir energia. O projecto está a ser desenvolvido pelo CITEVE e investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e há já uma empresa têxtil pronta a avançar para o mercado.

A novidade vem explicada no Expresso, que cita Clara Pereira, do Laboratório Associado Química Verde – Requimte, que funciona na FCUP. “Estamos a direcionar este projeto para o fornecimento de energia a sensores que monitorizam sinais vitais. Estes sensores não consomem muita energia, e podem tirar partido da variação de temperatura entre pele e tecido e do facto de estarem em contacto com a pele”, explica a investigadora.

Ora, é precisamente a partir das diferenças de temperatura que funciona o processo de produção de energia. Algo que é há muito conhecido, mas obtido apenas em ambiente líquido. A novidade está no facto de os investigadores terem agora conseguido esse mesmo efeito através de um polímero sólido gel que pode ser usado numa t-shirt ou noutras peças de vestuário.

Uma vez aplicado no tecido, o sólido gel passa a atuar como um eletrólito, que, por sua vez, funciona como caminho para os iões positivos passarem entre dois eléctrodos, explica o Expresso, indicando que a empresa têxtil que poderá produzir as t-shirts quer manter-se por enquanto no anonimato.

Partilhar