22 março 2022
Feiras

T

As sete magníficas que marcam presença na London Textile Fair

Arranca esta terça-feira aquela que é uma das mais importantes feiras de tecidos no Reino Unido, contando com a presença de sete fabricantes portugueses.  Fábrica Tecidos Vilarinho, Fitecom, Lemar, LMA, Troficolor Denim Makers compõem a comitiva ‘From Portugal’, à qual se juntam as empresas  Adalberto e Paulo de Oliveira, nesta edição da The London Textile Fair. A feira decorre hoje e amanhã, 22 e 23 de março, no The Business Design Center – Islington, Londres.

Tendo viajado com o objetivo de desvendar todo um novo conceito relacionado com as fibras naturais, a LMA aponta ao “crescimento do volume de negócios e reposicionamento em segmento de valor acrescentado”, como avança Alexandra Araújo, CEO da empresa. “O mercado inglês sempre foi um mercado com o qual trabalhamos e onde temos muitos clientes, que infelizmente não pudemos visitar nestes últimos dois anos. A participação na London Textile Fair é uma ótima oportunidade para o fazer”, conclui.

Já com treze presenças nesta feira, a Troficolor Denim Makers é quase uma veterana. “O Reino Unido é um mercado relevante com forte ligação a Portugal e onde estão sediadas várias e diversificadas marcas internacionalmente reconhecidas”, avalia a Export Sales Manager, Ana Maria Magalhães. A par da gama de tecidos com responsabilidade ambiental que são já a imagem da marca, a empresa apresenta ainda nesta feira um novo e exclusivo conceito: o Ecodenim. “Trata-se de artigos denim ready to wear, sem necessidade de processos adicionais após a peça confeccionada, reduzindo significativamente o consumo de recursos hídricos e energéticos”, explica a representante da empresa.

Também com boas perspetivas, sobretudo graças aos contactos pré-estabelecidos com compradores britânicos, a Adalberto recorda que já na última edição esta foi uma feira que superou as expectativas. “A última edição foi melhor do que o que esperávamos e já colhemos alguns resultados deste investimento”, conta Tâmara Martins. Apesar do adiamento – a London Textile Fair realiza-se habitualmente em janeiro – a Adalberto acredita no fortalecimento da presença no mercado britânico,  sobretudo graças à coleção de desenhos para o Verão 2023 e às matérias-primas e acabamentos focados na sustentabilidade.

Também com muitas reuniões já marcadas partiu a Lemar, que há mais de uma década marca presença nesta feira. “Este evento é maioritariamente visitado por clientes do Reino Unido e o mercado inglês é tradicionalmente muito forte para a Lemar”, revela Flávio Dias, do Departamento de  Exportação.

A participação das empresas portuguesas PME na The London Textile Fair é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, no âmbito do projeto que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O ‘From Portugal’ é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e de Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar