25 janeiro 23
Feiras

T

Ambiente de retoma de negócios reflete-se em Munique

Com um arranque em bom ritmo, as têxteis portuguesas que participam na Munich Fabric Start pressentem já um ambiente de retoma de negócios, a prenunciar o regresso em força das encomendas. O dia de abertura correu muito bem, com stands cheios e intenso movimento.

“Ontem foi um dia ótimo”, relata Joana Girão Oliveira, dando conta de uma grande atividade no stand da Adalberto na abertura da feira. Mais que as oportunidades de negócios e as visitas de clientes habituais, a diretora de marketing da empresa destaca o entusiasmo que sentiu nos compradores.

“Foi um dia muito acima das expectativas, nota-se a vontade das pessoas de estar connosco, de regressar ao contacto direto. Este é claramente um arranque diferente do ano passado, já o sentimos em Londres e na Heimtextil, mas aqui parece haver ainda mais entusiasmo. É claro que só mais tarde é que saberemos como isso se reflete nas encomendas, mas este é o retomar do processo normal. Sem tirar nem pôr!”, considera a representante da Adalberto.

Também Francisco Pizarro, da JOF, relata um primeiro dia de grande movimento. “Ontem foi muito bom, hoje já não há tanto movimento mas temos tido visitas, sobretudo de alemães, mas também de espanhóis”. A participar pela primeira vez nesta feira, o representante da produtora de etiquetas exteriores para jeans e vestuário em geral destaca a atração dos compradores sobretudo “pelos produtos sustentáveis que tingimos e aquilo que fazemos com garment dye”.

Também o representante da Polopiqué, o diretor comercial Diogo Rebelo, destaca “um primeiro dia forte e prometedor, com as três mesas que temos no stand permanentemente ocupadas”. Neste segundo dia o movimento já não é tão intenso, sendo que nesta presença da secção Sourcing da feira “são sobretudo as peças mais descontraídas, mais malhas, sweats e hoodies” o que atrai os compradores.

A par de empresa como Paulo de Oliveira, Riopele, Somelos, Adalberto e Polopiqué, o têxtil português está representado em Munique com uma comitiva do projeto From Portugal que inclui as empresas Bold Design Studio, Fashion Details, Fitecom, J. Areal, JOF, Lemar, MMRA, Sanmartin, TMG Textiles, Troficolor, Lima e Companhia, Top Trends, Marjocri, SM Senra e Cityberia.

A participação das empresas portuguesas PME na Munich Fabric Start é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal. Esta feira está incluída no projeto “From Portugal”, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de Internacionalização do Portugal 2030.

Partilhar